Extrativismo
Por: Talison Silva • 19/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 865 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
1
EXTRATIVISMO NO BRASIL
O extrativismo refere-se a toda atividade de coleta, para fins econômicos, de produtos naturais, sejam eles de origem animal (peles, carne, óleos), mineral (exploração de minerais) ou vegetal (madeiras, folhas, frutos etc). Trata-se da extração de produtos espontaneamente gerados pela natureza. É atividade mais antiga desenvolvida pelo ser humano. Um dos grandes problemas do extrativismo realizado no Brasil é a extinção de seus recursos.
Essa atividade é um importante item da economia brasileira, desde a sua fundação com a exploração do pau-brasil, até os dias atuais com a extração de vários produtos. Esta atividade ainda continua a ser a base econômica de muitas famílias no país mesmo no século XXI. Mas a despeito da quantidade de pessoas que retiram sua subsistência da extração de produtos da floresta, o extrativismo é uma atividade que ainda recebe pouco apoio dos órgãos públicos e estímulos econômicos/fiscais insuficientes para seu pleno desenvolvimento.
2
- Extrativismo animal
O extrativismo animal é a caça de animais e a pesca feita com finalidade de comercialização e geração de lucros. O extrativismo animal no Brasil é uma atividade muito importante, responsável pela geração de empregos diretos e indiretos e pelo desenvolvimento econômico de diversas regiões. Há locais onde a principal atividade econômica é a pesca, principalmente em regiões litorâneas.
O extrativismo animal é importantíssimo para a economia do País, mas é preciso que a população de conscientize mais dos impactos e que os órgãos fiscalizadores consigam exercer melhor seus papéis, tanto em termos de leis quanto em termos de punições para os que desrespeitam as boas práticas para garantir a continuidade do extrativismo animal.
3
Os profissionais que atuam diretamente com o extrativismo necessitam de autorização prévia e são monitorados periodicamente com o objetivo de garantir a exploração adequada, permitindo a continuidade da exploração dos recursos naturais.
Porém, hoje ainda temos muitos problemas com as atividades irregulares de extrativismo: captura de animais selvagens, comercialização de peixes em extinção, desrespeito às épocas de procriação. A caça, por exemplo, é proibida na maioria das regiões, exceto nas reservas indígenas. Já a pesca deve evitar as épocas de reprodução e também o tamanho ideal dos peixes. Se essas regras não são respeitadas, o extrativismo começa a ameaçar o desenvolvimento econômico e pode acarretar problemas ambientais como a extinção de espécies e a redução da biodiversidade.
4
- Extrativismo mineral
O Extrativismo Mineral no Brasil é uma importante fonte de recursos para a economia do país, já que o Brasil é um dos grandes exportadores de minérios no mundo. Por possuir um território amplo, o Brasil desfruta de ampla variedade de recursos naturais para utilização interna e comércio externo, entretanto o país não é auto suficiente em tudo e, em alguns casos, precisa também adquirir tais tipos de produtos. Uma das críticas feitas ao Extrativismo Mineral no Brasil é de que vendemos o minério para comprar o produto que é com ele fabricado, perdendo assim a possibilidade de utilizar o recurso mineral em território nacional para vendê-lo com maior valor agregado.
...