Fake news e a Alegoria da Caverna
Por: Juju2004d • 29/9/2019 • Dissertação • 328 Palavras (2 Páginas) • 513 Visualizações
Imaginemos que as sombras são os "Fake News", tão recorrentes na atualidade, como podemos trilhar o caminho da saída da caverna e encontrar a verdade em meio a tantas notícias falsas? Trilhe o mesmo caminho que Platão utilizou na Alegoria para a construção de sua resposta, contextualizando ao fato apresentado.
Fake News e a Alegoria da Caverna;
Supondo que as sombras da "Alegoria da caverna", de Platão, são os "fake News" da atualidade, podemos esquiva-las trilhando diversas vertentes de um mesmo questionamento, visando encontrar sua causa real, e, no decorrer do trajeto, desenvolver nossas próprias conclusões. Assim como o homem da caverna da alegoria, é necessário percorrer diversas etapas até encontrar a luz do conhecimento, o que demanda tempo, esforço e superação.
Assim, a " alegoria da caverna", de Platão, fala a respeito da compreensão do processo de conhecimento. Para Platão, a sabedoria é resultado de várias etapas que demandam tempo, esforço e superação, isso é perceptível ao observar o esforço do capturado na libertação das correntes, na decisão de olhar para trás, na subida escorregadia e na saída da caverna. E assim, ele completa sua jornada, sai da ignorância para alcançar a luz da razão/conhecimento.
A segunda via analisa que tudo depende de uma causa para agir e existir. Ela é muito parecida com a primeira via, mas, nessa, os seres dependem de uma causa poderosa para existir, enquanto naquela, na primeira via, observa-se a necessidade de uma causa móvel. Se, retornarmos na relação causa e efeito, encontraremos uma causa primeira independe e não causada, pois não pode ser causada por outra, caso contrário, não seria a primeira, nem poderia ser completamente independente no agir e no causar. A essa causa eficiente primeira chamamos Deus.
Em outras palavras :
No mundo, todas as coisas têm uma causa eficiente, e nada pode ser a causa eficiente de si mesmo.
Sendo importante pontuar que é impossível avançar até o infinito nas causas eficientes. Logo, existe uma causa primeira eficiente, que é Deus.
...