Fichamento
Dissertações: Fichamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fedor • 30/9/2013 • 3.552 Palavras (15 Páginas) • 583 Visualizações
FACULDADE REGIIONAL DA BAHIA
DATA: 03/06/2013 Turno: Matutino
Docente: Miguel Moacir Lima CURSO: DIREITO 1° SEMESTRE
Acadêmico: Fábio Souza dos Santos
Fichamento de Filósofos Gregos
“Conhece-te a ti mesmo.”
SOCRATES
Antes de iniciar o estudo sobre os filósofos “socráticos” é importante salientar que a diferença impar entre os pensadores pré-socráticos e os antecessores é o delimitado estudo concreto do que se poderia ver. Enquanto Sócrates inicia como divisor de águas em conhecimento, agora ampliando-os para o estudo do abstrato, algo que não se pode tocar e nem ver.
Sócrates, Ateniense no subúrbio da Acrópole, nasceu por volta 470 a.C - 399 a.C, ícone e referência central na filosofia do ocidente. De origem humilde, o pai, Sofronisco, era escultor e a mãe, Fenareta, era parteira. Foi casado com mulher de personalidade difícil, Xantipa, constituiu três filhos. Ao final da carreira, foi considerado um perigo para a sociedade e, confundido com os sofistas, acabou, preso, acusado e condenado à morte.
Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras (concordava com a ideia de que o não ser não pode existir e que a substância do ser é imutável. Para ele o nascer e o morrer não são acontecimentos reais.). Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.
Seus pensamentos e ideias estão tipificados através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Infelizmente, a maioria dos assuntos sobre Sócrates é muito vago e causa várias especulações, o mesmo não deixou por escrito seus pensamentos.
Na obra de Platão “Defesa de Sócrates”, é demonstrado a humildade e estilo de vida que Sócrates vivia, geralmente descalço, sempre ensinando em praça pública sem cobrar pelos conhecimentos, tornando-se “amigo do saber”.
Diferenciava-se por um método diferenciado que consistia na investigação do conhecimento através da maêutica, no qual, por meio de sucessivas questões, chegava-se à verdade. Apesar dos relatos sobre o fenômeno Sócrates, não se tem nenhum tipo de obra documentada pelo mesmo. Este era totalmente contrário a democracia, a qual era praticada em Atenas e, em consequência a este fato, a crença pela imortalidade da alma, incomodou as autoridades governamentais que o condenou por corromper a juventude. Especula-se, também, que Sócrates preferiu não fugir com fé na crença imortal da alma.
• Pensamentos de Sócrates:
“A vida que não passamos em revista não vale a pena viver.”
“A palavra é o fio de ouro do pensamento.”
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”
“É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.”
“Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.”
“A ociosidade é que envelhece, não o trabalho.”
“O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.”
“Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado.”
“Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.”
“Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados.”
“O amor é filho de dois deuses, a carência e a astúcia.”
“A verdade não está com os homens, mas entre os homens.”
“Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir.”
“Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.”
“Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.”
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus”
“Quanto mais um homem diminui suas necessidades, mas se aproxima da condições divinas.”
Fontes de pesquisa:
http://pensador.uol.com.br/autor/socrates/biografia/
http://www.netmundi.org/pensamentos/tag/socrates/page/7/
http://www.e-biografias.net/socrates/
http://educacao.uol.com.br/biografias/socrates.jhtm
http://www.suapesquisa.com/socrates/
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/socrates2.htm
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120323122902AAgYxH0
Fichamento de Filósofos Gregos
“Aquele que está pronto para aprender, sem mostrar nunca cansado, a este chamaremos com justiça de filósofos”.
Platão
PLATÃO
Nascido em Atenas, cidade da Grécia, por volt de 427 a.C. e falecido em torno de 327 a. C. Discípulo de Sócrates faz parte de grupo seleto de pensadores gregos influenciadores do mundo da filosofia ocidental. Suas ideias estão sobre os pilares de coisas abstratas ou sensíveis (mundo das ideais e inteligências) e coisas concretas ou visíveis (seres vivos e a matéria).
Berço de família aristocrática, classe de família nobre, após contato com o filósofo grego Sócrates, torna-se seguidor e discípulo. Fundou, em 387 a. C., a academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.
Seguidor de Sócrates, Platão priorizava os conceitos de debate e conversação com o
...