GRANDES POTÊNCIAS ECONÔMICAS E POTÊNCIAS EMERGENTES NO CENÁRIO MULTIPOLAR
Por: PALOMA2909 • 8/8/2018 • Trabalho acadêmico • 3.403 Palavras (14 Páginas) • 1.883 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA
GIULLIANO NOGUEIRA DOS ANJOS
KARINE DE MELLO REIS
LAIS OLIVEIRA MENDES
NÁTALY MARIA VIEIRA DA SILVA
PALOMA DA SILVA ARAÚJO
WEBERT DOUGLAS DOS REIS
GRANDES POTÊNCIAS ECONÔMICAS E POTÊNCIAS EMERGENTES NO CENÁRIO MULTIPOLAR
Ibirité
2018
GRANDES POTÊNCIAS ECONÔMICAS E POTÊNCIAS EMERGENTES NO CENÁRIO MULTIPOLAR
Trabalho apresentado à disciplina de Geografia da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Instrutor(a): Graça
Ibirité
2018
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1. ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 4
2.1.1. Economia 5
2.1.2. Protecionismo 5
2.1.3. Influência Cultural 5
2.1.4. Poderio militar 6
2.2. JAPÃO 6
2.2.1. O Segredo da Prosperidade 7
2.2.2. Território e atividades econômicas 7
2.2.3. Desafios do Séc.XXI 8
2.3. ALEMANHA 9
2.3.1. Economia 9
2.3.2. Política de bem estar social 9
2.4. REINO UNIDO 10
2.4.1. Economia 10
2.5. FRANÇA 11
2.5.1. Economia 11
2.5.2. Forte presença do Estado 12
2.6. CHINA 12
2.6.1. Economia 13
2.7. ÍNDIA 13
2.7.1. Economia 14
2.8. RÚSSIA 14
2.8.1. Economia 15
3. CONCLUSÃO 15
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi feito com o objetivo de esclarecer de como ficou os países na atual ordem geopolítica mundial e as características dessas grandes POTÊNCIAS.
Como essas grandes potências econômicas ficaram após a crise de 2008,e como as elas interferem no rumo do restante do planeta.
- DESENVOLVIMENTO
- ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
[pic 1]
Os Estados Unidos são, atualmente, o país mais rico do mundo, com PIB anual de 17,4 trilhões de dólares, segundo dados de 2014. Os estados Unidos exerce grande influência não só financeiramente falando mas também culturalmente.
Para atualmente os Estados Unidos ser considerado a maior potência do mundo foi necessário que desde o séc. XIX criasse “raízes” , pois foi através dessa acumulação de capital que ele conseguiu esse status hoje. Já havia no país nessa época muitas empresas que detinham o monopólio de alguns setores como petróleo,aço,automóveis e ferrovias.
Além dos fatores já citados, a Primeira e Segunda Guerra Mundial foram fatos históricos importantes, pelo fatos de que os países do continente europeu terem ficado arrasados com esses conflitos e o Estados Unidos não ter sofrido os mesmos desgastes e perdas. Com o fim da Segunda Guerra os países europeus foram obrigados a importar mercadorias dos Estados Unidos pela escassez de produtos agrícolas que estavam sofrendo.
Ao mesmo tempo os Estados Unidos começou a fazer empréstimos para a reconstrução dos países europeus o que fez com que esses países ficassem cada vez mais endividados e ampliou ainda mais a independência dos EUA.
- Economia
A expansão das multinacionais intensificou o ritmo do crescimento da economia dos Estados Unidos. Destacam-se as indústrias de bases como mineração, siderurgia, petroquímica e automobilística, e a de a alta tecnologia, como informática, eletrônica, aeroespacial e bioquímica. Setor Agroindustrial representa 35% da produção mundial;Importações e Exportações 11% , e possui um mercado consumidor de 320 milhões de pessoas.
[pic 2]
- Protecionismo
O protecionismo é uma prática de proteção criado pelos EUA que restringem a importação de certas mercadorias para seu mercado interno.
- Influência Cultural
A influência americana começou a atingir o mundo inteiro devido aos produtos da indústria cultural (cinematográfica, fonográfica, publicitária etc.). O rádio, a TV, as revistas, os quadrinhos e o cinema também contribuíram muito para que o inglês se tornasse uma língua universal.
Os EUA também dominam o mercado de consumo. Percebemos isso em vários elementos como: Coca-Cola, Mc Donald’s, jeans, camisetas, tênis, fast-food, goma de mascar, rock e filmes de ação, que se tornaram símbolo da cultura mundial com a mensagem “Made in USA”.
...