Generos Textuais
Artigo: Generos Textuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Stefanya • 9/6/2013 • 305 Palavras (2 Páginas) • 956 Visualizações
A charge é um gênero textual riquíssimo em intertextualidade, permitindo que o receptor das mesmas raciocine e analise o que se faz subentender nelas. O termo charge, em seu significado literal é entendido como um desenho de natureza caricatural, de forma satírica e humorística, em que se busca representar pessoa, fato ou ideia. Foi uma maneira encontrada por volta do século XIX, por pessoas que se opunham a governos e queriam se expressar de uma forma inusitada, mas muitos foram reprimidos. Por outro lado, ganhou popularidade com a grande massa, o que contribuiu para que elas continuassem existindo até hoje.
O formato de texto que a charge concentra exerce grande atração sobre o leitor, devido a sua fácil leitura e também à multiplicidade de informações que ela traz. Existe a necessidade de que quem está tendo acesso a uma charge esteja inteirado com assuntos em voga no momento, para que entendam a crítica proposta pela mesma.
Com a expansão da tecnologia e principalmente da internet, tornou-se muito comum a charge animada, nas quais se utilizam sons e efeitos visuais. Elas têm o mesmo intuito que a charge normal, mas são melhores aceitas por serem mais interativas. Ao leitor das charges é dada possibilidade de desenvolver sua própria interpretação do que está vendo, que não é necessariamente a que o autor quis passar, e para indivíduos que ainda estão em processo de formação, esse é um estímulo muito importante.
Dentro da prática educacional a charge se revela muita rica em recursos de linguagem, pois possibilita a prática da leitura e auxilia na expansão do conhecimento de mundo que o aluno possui. Os alunos se interessam muito pelas charges devido seu tom humorístico, que concebe margem para múltiplos entendimentos; a interação entre o aluno e professor pode aumentar quando se trabalham conteúdos subsidiados por este gênero.
...