Geração de Engrenagem pelo Processo de Usinagem
Por: erichelde • 7/11/2018 • Relatório de pesquisa • 419 Palavras (2 Páginas) • 863 Visualizações
Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmid
Curso Técnico em Eletromecânica
Guilherme
Geração de engrenagem pelo processo de usinagem
MAAG ou cremalheira
São Leopoldo, 07 de maio de 2018
Introdução
Engrenagens são muito usadas em vários tipos de máquinas e equipamentos em diversas áreas como: aérea, naval, agrícola, automotiva e outras.
Utilizam-se engrenagens fundamentalmente para transmitir movimento e com o objetivo de ganho de torque, controle do movimento e alteração de direção de movimento.
Os métodos de geração de engrenagens são diversos, porém, neste trabalho estudaremos a fabricação pelo método MAAG ou cremalheira.
[pic 1]
Engrenagem cônica de dentes retos
[pic 2]
Engrenagem helicoidal
Processo maag de geração de engrenagens
O método de geração de engrenagens pelo processo maag se baseia no mesmo princípio do fellows, porém, ao invés de um pinhão de fresa ou roda geradora, o processo maag utiliza uma ferramenta reta com dentes chamado pente gerador ou cremalheira dentadora.
A geração de engrenagens pelo processo maag é mais produtivo que o fellows, dada a maior facilidade de afiação de ferramenta retilínea.
O pente gerador pode fabricado de 4 a 12 dentes, e o material pode ser de aço rápido ou ligas super-resistentes.
[pic 3]
Pente gerador com 4 dentes
[pic 4]
Máquina maag
Passo a passo na geração da engrenagem
O diâmetro primitivo da ferramenta fica em linha com diâmetro primitivo da roda a ser usinada. Após o avanço da mesa a ferramenta desce e começa a desbastar a peça, a ferramenta se move alternadamente no sentido vertical, passando várias vezes na roda até gerar o perfil da engrenagem. Terminado a operação, a ferramenta sobe e a mesa recua e gira a peça em um número exato do passo para retomar a operação em um outro lado da peça.
A principal peça de regulagem da máquina maag é o disco de controle de cames, com paradas dispostas em sua periferia representado por furos igualmente distanciados. Este disco vai acoplado diretamente na árvore principal e segue a rotação no mesmo sentido.
A distância dos furos no disco corresponde a divisão de um passo a ser usinado. Portanto se for um pente de 5 dentes, haverá que contar 5 furos no disco.
Para a fabricação de engrenagens helicoidais o cabeçote é inclinado, seguindo após o mesmo processo das engrenagens de dentes retos.
[pic 5]
...