Gestâo Nas Escolas Pubricas
Exames: Gestâo Nas Escolas Pubricas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavio1eduardo • 10/10/2013 • 1.953 Palavras (8 Páginas) • 291 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho buscará compreender a importância do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas Escolas Públicas, promovendo um resgate dos conteúdos trabalhados nesse semestre por meio das disciplinas de: Políticas Públicas na Educação Básica; Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação; Metodologia da Pesquisa Cientifica; Fundamentos da Gestão Educacional; Seminários III. Para tanto foram entrevistas duas (02) gestoras de escolas diferentes, ambas pertencentes no município de Chupínguaia – Ro a primeira gestora pertence a escola Valter José Zanella a segunda pertence a escola Moacir Caramelo a fim de e investigar acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Entendemos que a legislação no âmbito da educação concebe vários preceitos legais, estes direcionados para a educação escolar nos níveis da educação básica (educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio) e superior. Vários foram os avanços obtidos, o que propiciou mudanças significativas na legislação educacional à saber a promulgação da Constituição de 1988, possibilitando a elaboração da legislação atual, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas regulamentações propostas em seus artigos constitucionais.
Estes avanços trouxeram consigo o estabelecimento de diretrizes para educação no Brasil, o que significou avanços para os setores progressistas em defesa do ensino público e gratuito. Fica evidente que é de suma importância cumprir os mecanismos legais previstos nas leis e a reavaliação das contradições e dubiedades dela, sendo que as políticas necessitam de um tratamento equânime, assim como uma efetiva redistribuição de poder pela união, estados e municípios.
DESENVOLVIMENTO
Sabemos que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas regulamentações propostas em seus artigos constitucionais, estabelecem diretrizes para educação no Brasil, sendo estes um avanço importante para os setores progressistas em defesa do ensino público e gratuito.
Conforme o Ministério da Educação, o Ideb constitui-se da seguinte forma:
[...] Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Idep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus
filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos (INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2013).
As escolas selecionadas apresentaram respectivamente os seguintes resultados do Ideb, sendo estes referentes ao ano de 2011: 1ª escola: 5º ano 4,5 e 9º ano 4,8; 2ª escola 5.8.
O IDEB representa, atualmente, para os sistemas de ensino brasileiros, sem dúvida, a maior política de avaliação educacional voltada para a Educação Básica.
Ao serem questionadas acerca do resultado do Ideb das suas escolas elas respondem.
Gestora1esclarece que foi bom o resultado “e diz que avaliar é um processo necessário para adaptações, mudanças de atitudes e métodos de trabalho, o fato é que o resultado da Ideb contribui para alavancar toda a escola em mostrar um resultado de qualidade para nossa comunidade, que confiou no nosso trabalho.
Já a Gestora 2 nos afirma que: “ O relutado do ideb da sua escola não foi muito bom,e diz o compromisso de todos pela educação é um plano de metas que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação e diz respeito à mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil. Com o resultado a escola trabalha as diferenças para alcançar as melhorias desejadas, buscando soluções para sanar as dificuldades de aprendizagem do educandário”.
Ao serem questionadas se o resultado do ideb fazia parte das metas das suas escolas elas respondem:
Gestora 1: “Toda escola precisa trabalhar com metas, pois assim terá sempre objetivos a serem alcançados, sendo o objetivo primordial a aprendizagem qualitativa de nossos alunos. Sim o resultado do Ideb fazia parte da meta da minha escola meta, uma vez que o mesmo está inserido como parte de todo o processo de forma a avaliar os pontos positivos e o que precisam ser melhorados”.
Gestora 2:sim” o resultado do ideb fazia parte da meta da minha escola , Sabemos que o elemento da avaliação da qualidade é apenas um dos momentos importantes do trabalho educacional, sendo mais decisivas para a melhoria da educação as ações que os atores educativos empreenderam no cotidiano escolar.
Diante de tal situação, SEED 2012 nos esclarece que: “na LDB 9394/96 contemplam-se diretrizes que permitem às escolas
liberdade para os profissionais da educação elaborar, de forma conjunta, a proposta pedagógica da instituição, incluindo currículo e organização escolar, enquanto que aos docentes foi dada a incumbência de zelar pela aprendizagem dos alunos, entendendo-se aprendizagem como a aquisiçães básicas e essenciais necessárias ao indivíduo para a sua inserção na sociedade, de forma justa e igualitária”.
No que tange a realização de trabalhos preparatórios para a avaliação do Ideb, as gestores nos afirmam que:
Gestora 1: “O Ideb avalia os conteúdos já trabalhados em sala, assim a única preparação necessária são com atividades que sejam aplicadas com os mesmos métodos utilizados no Ideb, para que assim nossos alunos estejam habituados com as mesmas e possam explicar seus
...