TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gramatica

Resenha: Gramatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Resenha  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Acentuação.

A acentuação existe, exclusivamente, para facilitar a pronúncia. Por isso, como regra geral, pode-se dizer que se acentuam graficamente aqueles vocábulos que, sem acento, poderiam ser lidos ou interpretados de outra forma.

Exemplos:

secretária/secretaria

sábia/sabia/sabiá

Coco/...

Regras básicas.

Devem ser acentuados os monossílabos tônicos terminados em "a", "e", "o", seguidos ou não de s: pá, pé, nó, pás, pés, nós etc.

Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em "a", "e", "o", seguidas ou não de s; e também com as terminações "em" e "ens".

Exemplos: cajá, café, jiló, bebê, robô, armazém, alguém, reféns etc..

Não são acentuadas as paroxítonas terminadas em "a", "e", "o", seguidas ou não de s; e também as finalizadas com "em" e "ens".

Exemplos: cama, seda, flecha, rede, sede, pote, ovo, coco, bolo, garagem, ferrugem, idem, item, nuvens, imagens, viagens etc..

São acentuadas as paroxítonas terminadas em:

_ r / x / n / l

O Uso da Vírgula.

A pontuação já foi definida de várias maneiras. Já se fizeram analogias com a costura (a pontuação seria a linha que dá consistência e forma ao tecido da linguagem) e com os sinais de tráfego (a pontuação indica-nos quando reduzir a velocidade, chama-nos a atenção para isto ou aquilo, propõe um desvio e nos manda parar).

Na verdade, é um sinal de cortesia, que serve para que os leitores entendam um texto, sem tropeçarem nele.

Tecnicamente, pontuação é a arte de dividir, por meio de sinais gráficos, as partes do discurso que não têm ligação íntima entre si, e de mostrar, de modo mais claro, as relações que existem entre essas partes.

As partes que têm ligação íntima, por isso, não podem ser divididas: entre sujeito e verbo e entre verbo e complemento, não pode haver vírgula (“O Colendo Superior Tribunal de Justiça decidiu em favor do apelante.” “O réu confirmou todo o seu depoimento.”). Esta é a primeira regra de uma série elaborada pelo Professor Napoleão Mendes de Almeida. As outras, podem ser encontradas no “Dicionário de Questões Vernáculas”. As que seguem, são apenas as principais:

1) Vírgula e pausa.

Pode-se dizer que a vírgula indica uma pequena pausa na leitura. O contrário, contudo, não é verdadeiro: nem toda pausa na leitura implica a utilização da vírgula. Por isso, é correto afirmar que (a) onde não há pausa, não há vírgula; (b) onde há vírgula, há pausa, e (c) onde há pausa, pode haver vírgula, desde que se obedeçam às demais regras atinentes à utilização da vírgula.

2) Vírgula como parênteses.

Há casos em que as vírgulas funcionam como parênteses, que devem ser abertos e, depois, fechados. Nesses casos, ou ambas as vírgulas se colocam, ou as duas se tiram.

Pedro, de acordo com as ordens recebidas, partiu cedo.

É impossível retirar qualquer das vírgulas, sem quebrar a concatenação da oração.

É o caso das orações interferentes, das orações subordinadas adjetivas explicativas, do aposto e do vocativo.

Damão, condenado à morte, foi primeiro à sua casa.

Vem, tu que duvidas da honra, observar o proceder deste pobre.

Francisco, com o dinheiro ganho no negócio, comprou uma chácara.

Diógenes, filósofo cínico, morava dentro de uma cuba.

Em todos esses exemplos, os parênteses poderiam substituir as vírgulas. E, eliminada a locução que ficou entre elas, aparecerão ligados os termos da oração.

3) Vírgula e a palavra “só”.

Em “eu só fiz o que você pediu”, só significa somente, apenas. É advérbio, deve vir junto ao verbo, não pode dele estar separado por vírgula. Já em “eu, só, fiz o que você pediu”, só passa a significar sozinho, é adjetivo.

É preciso tomar cuidado com a palavra “só”. Perceba-se: “viaja só com permissão do pai”. O que quer dizer? A permissão foi dada ou não?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com