Guias
Resenha: Guias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielavasco • 25/5/2014 • Resenha • 327 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
O hífen é um sinal gráfico representado por um traço entre duas palavras na língua portuguesa, e tem como função ligar palavras compostas, quando ocorre junção entre pronomes oblíquos e outras formas verbais que são representadas por ênclise e mesóclise.
Após a mudança do acordo ortográfico, algumas palavras adeptas ao uso do hífen sofreram alterações. Veja abaixo o que mudou e o que permanece como antes:
O que mudou:
• As palavras que contêm o prefixo –des e –in, assim sendo, as palavras perderam o H inicial, por exemplo: desumano, inábil, desabilitar, etc.
• As palavras que contêm o prefixo –co, mesmo se o elemento começar com –o, como por exemplo: cooperação, coordenar, coedição, coautor, etc.
• As palavras que possuem noção de composição, como por exemplo: paraquedista, pontapé, paraquedas, etc.
• Em alguns casos em que o advérbio –bem aparece, como: benfeito, benquerer, etc.
• Quando o prefixo termina em vogal e o segundo termo tem o seu início com uma vogal diferente: infraestrutura, autoescola, plurianual, etc.
Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte V) - Uso do Hífen
Tem se discutido muito a respeito do Novo Acordo Ortográfico e a grande queixa entre os que usam a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita tem gerado em torno do seguinte questionamento: “por que mudar uma coisa que a gente demorou um tempão para aprender?” Bom, para quem já dominava a antiga ortografia, realmente essa mudança foi uma chateação. Quem saiu se beneficiando foram os que estão começando agora a adquirir o código escrito, como os alunos do Ensino Fundamental I.
Se você tem dificuldades em memorizar regras, é inútil estudar o Novo Acordo comparando “o antes e o depois”, feito revista de propaganda de cosméticos. O ideal é que as mudanças sejam compreendidas e gravadas na memória: para isso, é preciso colocá-las em prática.
Não precisa mais quebrar a cabeça: “uso hífen ou não”?
Regra Geral
A letra “H” é uma letra sem personalidade, sem som. Em “Helena”, não tem som; em "Hollywood”, tem som de “R”. Portanto, não deve aparecer encostado em prefixos:
pré-história
anti-higiênico
sub-hepático
super-homem
...