Igreja Linda
Pesquisas Acadêmicas: Igreja Linda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingridgimenes • 17/10/2014 • 491 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
Fundamentos da Administração Financeira
O capitalismo mundial se refaz a cada modelo econômico que se firma à medida que tais conceitos são lastreados por princípios testados e aprovados pelas academias. Para que isso aconteça, os fundamentos da Administração Financeira são balizadores para o sucesso empresarial
Márcio Carneiro, 22 de janeiro de 2012
inCompartilhar
As decisões empresariais em muito são tomadas em virtude dos mais variados modelos adotados pela administração, notadamente quando amparados por teorias aprimoradas tecnologicamente e testadas no mundo dos negócios.
Para entender melhor tais teorias, as empresas que buscam sua formação econômica em mercados voláteis e elevada concorrência, com certeza terão de se adaptarem aos modernos conceitos de controladoria e administração, segmentos importantes para o sucesso de qualquer empresa no modelo atual e adotado no mundo como um todo.
O direcionamento estratégico das empresas deve se voltar para tomar algumas decisões, as quais são imprescindíveis à sua permanência no mercado, a citar as principais atividades de uma empresa, que são – os seus financiamentos; a realização dos investimentos; e a condução de suas operações. Tais atividades formam o corpo da empresa, sobretudo quando discutimos a saúde financeira da corporação, como também, e talvez o mais importante, a de sua gestão.
Quando de fala em "fontes de financiamentos", estamos tratando da busca no mercado de recursos, sejam para curto prazo (caixa, aplicações financeiras, duplicatas, estoques e outros), ou de longo prazo (imóveis, equipamentos, veículos, participações e outros), os quais são importantes para influenciar as decisões empresariais, sobretudo para atingir os seus objetivos estratégicos.
Diante de tal cenário, a empresa precisa de firmar no seu mercado de atuação, mas amparada através de controles contábeis e financeiros, estes modernos e atualizados tecnologicamente, visando enfrentar os desafios naturais que o próprio mercado impõe.
Nesta linha de pensamento, podemos destacar três importantes demonstrativos financeiros disponíveis no âmbito da controladoria, que são: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC).
O Balanço Patrimonial é a fotografia da empresa em um determinado período, o qual alcança os seus ativos e passivos, como também o patrimônio líquido da empresa, variáveis que publicam os investimentos e financiamentos empresariais, enquanto a Demonstração do Resultado do Exercício agrega informações sobre as receitas e despesas operacionais, a venda de bens e serviços. No tocante ao Demonstrativo do Fluxo de Caixa, informa o fluxo líquido do caixa da empresa, o qual se relaciona com as atividades operacionais, notadamente a entrada e saída de recursos voltados ao cumprimento de suas principais atividades, já acima destacadas (financiamentos, investimentos e operações).
Sendo assim queremos, portanto, ampliar os conhecimentos a respeito dessas importantes ferramentas de controle gerencial, que são os demonstrativos
...