Impacto Ambiental
Exames: Impacto Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elcimagda • 6/11/2013 • 838 Palavras (4 Páginas) • 649 Visualizações
Expansão territorial
Devido ao crescimento da população nos dias atuais, se vê necessário a construção de estradas na zona urbana e também na zona rural.
Na zona urbana devido ao grande crescimento do número de veículos, se faz necessário a construção de estradas com mais rapidez, sendo que os impactos serão muitos. Sendo eles negativos e positivos.
Quanto ao negativo haverá o aumento da poluição do ar, degradação do solo ao cortar áreas para terraplanagem; aumento de calor, devido ao aumento da pavimentação assim como aumentar a utilização de insumos para a construção de estrada.
Já quanto ao impacto positivo, haverá uma melhora no trafego de veículos, diminuindo o congestionamento. Valorizando as áreas próximas cada vez mais; crescimento na geração de empregos.
Sou totalmente a favor da construção de estradas mesmo que haja impactos negativos ao meio ambiente. Pois,com o crescimento geral da população se faz necessário modificações para uma melhor adequação de todos.
mpacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.
Índice [esconder]
1 Aspectos jurídicos
2 Atividades com impacto ambiental significativo
3 Ver também
4 Referências
Aspectos jurídicos[editar]
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos instrumentos de avaliação de impacto ambiental, instituído no Brasil dentro da política nacional do meio ambiente, através da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) nº 001/86, de 23 de janeiro de 1986. Trata-se da execução, por equipe multidisciplinar, das tarefas técnicas e científicas destinadas a analisar, sistematicamente, por meio de métodos e técnicas de previsão dos impactos ambientais.
O estudo realiza-se sob orientação da autoridade ambiental responsável que, por meio de instruções técnicas específicas, ou termos de referência, indica a abrangência do estudo e os fatores ambientais a serem considerados detalhadamente. Tal estudo é essencial para se obter o licenciamento ambiental para o funcionamento de um empreendimento ou uma ação humana, como por exemplo, a instalação de indústria ou agricultura.
Todo projeto humano pode ser obrigado a realizar Estudos Prévio de Impacto Ambientais (EPIA) e apresentar o respectivo Estudo (EIA), o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), os projetos de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição, e as medidas mitigadoras (que em certos casos são obrigatórias). Nos casos mais complexos, que envolve muito espaço, muitos recursos, e pode atingir muitas pessoas, como na instalação de aeroportos ou hidrelétricas, o licenciamento ambiental pode necessitar de uma série de procedimentos específicos, inclusive da realização de audiência pública com os diversos segmentos da população interessada ou afetada futuramente pelo feito.
Atividades com impacto ambiental significativo[editar]
A morte do Mar de Aral é considerado por muitos meios de comunicação e referência, como o pior impacto ambiental da história.1 2 3 4 5
Toda atividade humana gera impacto ambiental, em maior ou menor escala. A legislação brasileira pede Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto no Meio Ambiente (RIMA) nas seguintes situações:
Construção de rodovias;
Construção de Ferrovias;
Construção de Portos e terminais;
Construção de Aeroportos;
Instalação de oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgoto;
Instalação de linhas de transmissão de energia elétrica (acima de 230 kV);
Obras hidráulicas para fins de saneamento, drenagem,
...