Inclusão Nas Escolas
Pesquisas Acadêmicas: Inclusão Nas Escolas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cacass • 8/10/2014 • 344 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
A inclusão nas escolas contemporâneas é realmente algo que desperta a minha atenção. No Brasil, o movimento surgiu por volta de 1990, cujo objetivo principal era o de fundir o ensino especial como regular, mas só começou a ser realmente praticado após a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada em Salamanca, em 1994. O Brasil, juntamente com outros países declarou a garantia da inclusão, deixando acesso livre à pessoas portadores de quaisquer deficiências especiais na escola comum. Assumindo também o compromisso de uma educação de qualidade para todos.
Em relação ao início dessas atividades, muita coisa mudou, porém, o que ainda dificulta o sucesso dessa prática são os descasos, por parte de governantes e também de professores.
Foucault relata a importância da atenção que deve ser voltada para o planejamento do espaço para a educação: “A qualidade e a organização do espaço e do tempo dentro do cenário educacional podem estimular a investigação, incentivar o desenvolvimento das capacidades de cada criança, ajudar a manter a concentração, fazê-la sentir-se parte integrante do ambiente e dar-lhe uma sensação de bem-estar (2002, p.118)”, porém, mesmo estando na lei, governantes, e muitas vezes a escola, deixam os investimentos que devem ser feitos no ambiente escolar para que todas as crianças usufruam do espaço, de lado. Ainda hoje, é possível se deparar com escolas sem as rampas e corrimãos para dar suporte à cadeirantes, espaços sem estruturas para deficientes visuais, e até mesmo sem segurança alguma para crianças com problemas mentais.
E ainda, na sala de aula, professores se acomodam com o que já existe sem buscar formas inovadoras de fazerem “crianças especiais” se relacionarem com os demais colegas.
Sem contar, que muitas vezes, o governo, a secretaria, algum órgão relacionado a educação, não aceita determinados planejamentos inovadores, nos forçando a estaquear a educação contemporânea.
Cabe ao cidadão cobrar da escola, de políticos e órgãos públicos, uma melhoria na área da educação, para que a inclusão escolar para todos deixe de ser somente um sonho escrito em algum papel assinado e passe a ser uma realidade na prática.
...