TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infraestrutura Escolar

Artigos Científicos: Infraestrutura Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Há muito tempo, o Brasil vem enfrentado dificuldades para melhorar o nível de educação em nosso país. Visando a melhoria do processo de educação foram feitos estudos relativos à infraestrutura de nossas escolas. Baseado em dados regionais, estas pesquisas podem servir de indicador para a busca de uma solução dos problemas detectados em cada região do país. Existem várias deficiências na área da educação que precisam ser corrigidas.Problemas que afetam o desenvolvimento do aluno e consequentemente da sociedade em que vivemos.

Desenvolvimento

Com base em um processo de coleta de dados do "Second Regional Comparative and Explanatory Study (SERCE)" em que se usa uma escala para medir a infraestrutura escolar foram feitos estudos com as informações obtidas. Na escala citada acima encontramos a proficiência, que pode ser interpretada através de um score e a partir dessas informações podemos construir a Teoria de Resposta ao Item(TRI). Os dados coletados no Brasil foram retirados do banco de dados do censo escolar 2011, que é realizado pelo INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).Foram consideradas somente as escolas em atividades e que tiveram o censo 2011 totalmente fechado,ou seja, essas escolas completaram a quantidade de informações solicitadas pelo INEP. Por fim, ficaram 194.932 escolas.Para mensurar a infraestrutura foi usado dois blocos de itens: caracterização e infraestrutura e equipamentos que especificam variáveis como: água consumida pelos alunos até acesso à internet.Não foi considerada a qualidade dos itens da pesquisa e sim sua existência de acordo com o nível escolar, que compreende desde a educação infantil até o ensino médio e também conforme o tipo de escola, sendo ela pública ou particular. Feita a interpretação dos dados,constatou-se a divisão em quatro níveis de infraestrutura escolar: elementar, básica,adequada e avançada. Nota-se que em mais de 44% das escolas apresentam nível de estrutura elementar,apenas com água,sanitário,energia,esgoto e cozinha e que somente 0,6% tem infraestrutura avançada. Outros 40% das escolas têm infraestrutura básica dispondo de equipamentos como tv, dvd, computador e impressora. Apenas 15,5% apresentam infraestrutura adequada e avançada que os deixam em situação privilegiada em relação aos demais. A região norte tem apenas 29% de suas escolas que se encontram acima do nível de infraestrutura elementar e a região nordeste 35%, o que apresenta uma disparidade em comparação com as outras regiões.Observa-se também que as escolas federais, com 62,5% na categoria adequada e avançada, e as estaduais, com 51,3% na categoria básica, estão em condições superiores às das escolas

municipais que contêm 62,8% das escolas em nível elementar. Em relação às escolas da zona rural e urbana, ainda podemos destacar as disparidades de nível,enquanto que 18,3% das escolas da cidade possuem infraestrutura elementar, na zona rural percebemos o inverso,com 85,2% das escolas com este nível.

Com essas informações coletadas, podemos analisar que para os professores desenvolverem suas atividades terão que superar muitos obstáculos. Principalmente na região norte e nordeste, onde temos uma infraestrutura que oferece poucas condições de elaborar um trabalho com eficácia,deparamo-nos com a falta de profissionais que lá possam atuar.Se partimos para a zona rural, a situação fica ainda pior, porque podemos ver pelas estatísticas apresentadas, que o nível é de infraestrutura elementar em 85,2% das escolas. O professor, nestes casos, trabalha de forma limitada, não consegue absorver toda a capacidade do aluno. Nas regiões sul, sudeste e centro-oeste o professor encontra infraestrutura mais adequada ao padrão necessário de ensino.

Fazendo uma comparação entre escolas municipais, estaduais e federais percebemos que o professor irá encontrar maiores dificuldades nas escolas municipais, que têm uma infraestrutura elementar em sua maioria. Já nas estaduais e federais pode se encontrar em maior quantidade ambientes físicos adequados e propícios a uma educação de melhor qualidade.

Diante dos fatos citados, ainda podemos acrescentar as desigualdades sociais, que também estão presentes em cada região do Brasil e afeta grande parte dos alunos. Quandos falamos de alunos com necessidades especiais, a situação fica ainda mais crítica, pois muitas escolas sequer conseguem atender às necessidades básicas de infraestrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com