Interesse Pela Leitura
Exames: Interesse Pela Leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alunaaplicada • 30/9/2013 • 1.378 Palavras (6 Páginas) • 366 Visualizações
O INTERESSE PELA LEITURA
RESUMO
Esse trabalho consiste no incentivo de formação de leitores, já que devemos ter como base para uma vida muitas informações que enriqueçam nossos conhecimentos. A leitura é um artifício para adquirir conhecimentos, informações, tornar-se um ser mais crítico, atuante e competente na sociedade e também é um ato que promove prazer, lazer, bem estar. A leitura por ser um ato importante principalmente na atual sociedade em que a ciência e a tecnologia avançam tanto, a pessoa precisa ter capacidade de ler com entusiasmo, não só decodificando letras, mas saber compreender, assimilar, transformar-se com a leitura. Sendo assim nessa pesquisa ressaltou-se a importância da leitura, e as atividades se habituar com a leitura.
Palavras-chaves: Leitura; Conhecimento; Informação.
INTRODUÇÃO
A leitura é um processo extremamente ligado ao ser humano. Inicia na alfabetização e continua no decorrer da vida escolar. Sendo assim o professor tem função de auxiliar os alunos a criar o gosto e hábito pela leitura.
Sabe-se que muitas pessoas não gostam de ler; não apresentam nenhum interesse e por isso tem mais dificuldades na escrita, oralidade, produção e interpretação. Entende-se que ler é um ato importante, que não se resume somente na interpretação e entendimento destes. Diante dessa afirmação questiona-se: como provocar interesse, o gosto pela leitura nas pessoas?
Ainda mais vivendo num século no qual acontecem muitas transformações. Avanços tecnológicos, agito, atribulações, as pessoas têm pouco tempo para ler. O computador e a televisão são veículos de comunicação cada vez mais presentes nos lares brasileiros e de certa forma ocupam o espaço, o tempo da leitura. E isso se percebe na escola, pois a maioria dos alunos demonstra descaso e desinteresse pela leitura.
Por isso nessa pesquisa pretende-se refletir e considerar a importância da leitura para melhorar o entendimento e condição de vida do ser humano. Ressaltar que a leitura é fonte de informações, conhecimento e prazer, que vai acompanhar uma pessoa por toda a sua vida.
Sabe-se que a leitura é um processo contínuo, permanente, que inicia com a leitura do mundo passa para a de codificação das letras e mais tarde para uma leitura mais subjetiva, interpretativa que muda, que transforma o conhecimento do ser humano.
E é a partir dessa perspectiva da leitura como momento de atribuição que se procura esclarecer como estimular a pessoa ao gosto, hábito e importância da leitura. Sendo esta uma ferramenta que vai auxiliar o ser humano para sua formação profissional.
Pois o leitor no momento em que percebe que ler é um ato relevante e prazeroso fará com gosto e determinação. Principalmente se for motivação por um leitor competente que mostrará para ele o quanto o ato de ler é fundamental na vida de qualquer pessoa, independente de raça, cor ou posição social. Ler é um prazer que traz conhecimento, cultura, informação, que muda o ser humano para alguém mais “humano” e competente.
LEITURA NO COTIDIANO
O professor como principal parceiro na atividade da leitura, assume de certa forma a tarefa de formar leitores, deve comprometer-se através de um projeto educacional proporcionando para o aluno condições de desenvolver a leitura, favorecendo a circulação de informações, preocupando-se com a diversidade dos textos.
“Esse processo de interação do homem com seu mundo implica na comunicação. Ela se dá a partir do contato consciente com a pluralidade de significados a que o homem se expõe; dá-se através do mais diversos signos lingüísticos e da leitura dos atos humanos”.
( ZILBERMAN, 1985, P17).
Há uma diversidade textual muito grande; não se lê um livro da mesma forma como se consulta um dicionário, não se lê um romance de mesma forma que esse estuda conteúdos mais técnicos, a pessoa precisa perceber que os textos não são uniformes, têm intenções deferentes. A escola deve construir pontes entre textos de entretenimentos, de leitura mais acessível, simples, com textos mais complexos científicos para que esse possa estabelecer conexões necessárias para que a pessoa possa ascender a outras formas culturais.
( FOUCAMBERT, 1994, P.28).
Tem –se uma preocupação significativa na questão de melhorar a leitura, sendo que, esta possibilita codificar os significados, relacionar seu mundo com o mundo da leitura. Para que isso aconteça são necessários desenvolver atividades de leitura que estimulem o ser humano a querer compreender melhor o seu mundo, sua existência, sua cultura e com o tempo associar a sua com culturas diferentes.
Por isso devem ser lidos textos variados como: documentárias obras de ficção, informativos, publicidade e outros.
Caso contrário é muito difícil formar leitores sem essa interação intensa do leitor com os textos. Facilitar o acesso a esses materiais diversificados é importante a pessoa se habituar a freqüentar uma boa biblioteca. A biblioteca é um lugar onde estão reunidos e classificados vários livros. Por isso deve ser um ambiente de encontro recursos, informações, conhecimentos que ajudam no processo de ensino-aprendizagem. A partir da existência e funcionamento adequado de uma biblioteca as crianças têm mais recursos para desenvolver a habilidade de produção, criação, de se formar um leitor mais assíduo, autêntico, pois consegue sozinho com a prática, o hábito da leitura, desenvolver técnicas que melhorem seu ato de ler e produzir. Cada pessoa deveria poder desfrutar de um módulo de aperfeiçoamento da leitura, podendo usar escritos de imprenso, livros de referência,
...