Jogos Na Educacao
Casos: Jogos Na Educacao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: suetonio • 29/5/2014 • 348 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Jogos e brincadeiras são indispensáveis para a saúde intelectual, psíquica e física do indivíduo, em especial crianças em fase de desenvolvimento global. Através de atividades lúdicas, os alunos desenvolvem o cognitivo, a socialização, linguagem, raciocínio lógico, criatividade, análise, síntese, capacidade de interpretação entre outras funções. 10 Atualmente, com o crescimento dos meios de comunicação como televisão e a internet, as crianças estão deixando de lado as brincadeiras, buscando o aspecto lúdico apenas nos jogos de computador, vídeos-games, dentre outros brinquedos eletrônicos que limitam as crianças, ocasionando a perca da sua própria identidade, e ao mesmo tempo, apontando para elas o que é correto, direciona-as em meio a situações com regras prontas, o que as priva de novas experiências que as façam crescer.
Numa sociedade, onde ambos os pais trabalham as crianças têm que viver em função de particularidades culturais, e a partir dos novos ritmos desta sociedade é perceptível a forma empobrecedora das experiências lúdicas que a criança tem vivido, quando fica à margem de vídeo games, televisores e outros meios eletrônicos. Ou seja, sufocada em exigências de seu cotidiano e em virtude disso, os meios eletrônicos deixam marcas subjetivas na vida das crianças, o que se torna desprovido de recursos sua experiência diárias e da mesma forma a imaginação. Neste contexto, verifica-se no discurso parental e social a grande preocupação com segurança, limpeza e saúde, que leva a subtrair das crianças a possibilidade de brincar, para tanto, atendem dos adultos a uma série de regras de controle.
Portanto, os meios eletrônicos interferem na atitude e na formação de personalidade das crianças, principalmente quando comparado aos aspectos motores. A inatividade destes jogos, a influência alimentar, a hiperatividade, a liberação de violência, entre outras ações inadequadas adquiridas em conseqüências do mau uso dos aparelhos eletrônicos constituem exemplos de suas influencias na vida humana.
A criança tende a reproduzir nesses jogos as relações predominantes no seu meio ambiente e assimilar dessa maneira a realidade e uma maneira de se auto-expressar. Esse jogo-de-faz-de-conta possibilita à criança a realização de sonhos e fantasias, revela conflitos, medos e angústias, aliviando tensões e frustrações.
...