Leitura E Produção Textual
Artigo: Leitura E Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tonha • 3/4/2014 • 605 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
1) Nas diversas linguagens de nossa língua, temos formas verbais e não-verbais de se expressar. A charge abaixo representa mais explicitamente um exemplo da forma não-verbal. Sendo assim, efetue duas leituras da representação das imagens apresentadas na charge. Procure analisar os detalhes expostos, para fazer uma leitura o mais crítica possível, observando, inclusive, o que há por trás desses textos não-verbais. (3 pontos)
img297.imageshack.us/img297/599/amancionn0.jpg
maryvillano.blogspot.com/.../charge-do-dia.html
Resposta: Podemos identificar a desigualdade entre o ensino particular e o ensino público, tendo em vista a utilização da “lâmpada acesa” (simbolizando a tecnologia disponível) e do “lampião apagado” (simbolizando a precariedade), e ainda, a condição dos móveis disponíveis para os alunos.
Em uma segunda análise, podemos nos deparar com uma situação de preconceito quando observamos um afro descendente representando o ensino público, e ainda, a idéia de que o ensino público é apenas para as pessoas menos favorecidas na sociedade, tendo em vista os trajes e limpeza dos personagens.
2) Leia o texto que segue e resolva os dois questionamentos propostos. (4 pontos)
As dificuldades nos grandes centros
Moradores dos grandes centros urbanos, como São Paulo, sofrem com os problemas diários como: trânsito caótico, grande número de assaltos e alto índice de poluição.
Embora existam maneiras de contornar as dificuldades causadas pelo trânsito, não há ainda uma pré-disposição por parte dos órgãos responsáveis e da população em geral, na melhoria deste. Por isso, à medida que o tempo passa, torna-se mais difícil trafegar pelas ruas e avenidas dessas grandes cidades.
Entretanto, são nas cidades grandes que ocorrem muitos assaltos diários, pois são nelas que encontramos um alto nível de desemprego e uma miséria devastadora, que muitas vezes leva o indivíduo a perda de valores e princípios...
Sendo assim, entendemos que as pessoas que vivem em cidades como São Paulo, têm um número maior de obstáculos diários a serem superados. Por isso, não podemos ser levados a crer que estes não possam ser vencidos, pois sabemos que a humanidade possui um potencial incalculável capaz de transformar este mundo e torná-lo surpreendentemente muito melhor.
a) Explique o porquê do uso de embora no segundo parágrafo. Em seguida, identifique as ideias que estão sendo relacionadas por este conector.
Resposta: O uso do conector “Embora” no texto indica a idéia de “oposição”, isto porque, o problema com o transito existe solução, mas as autoridades não se mobilizam para solucioná-lo.
b) No texto acima, há dois elementos coesivos empregados de forma inadequada. Diga quais são eles e explique o porquê de não estarem corretos.
Resposta: Podemos observar o emprego incorreto do conector “Entretanto”, pois o mesmo expressa a idéia de oposição, enquanto no texto as idéias são as mesmas: “os grandes centros urbanos”. Outro erro encontrado é o conector “por isso”
...