Leitura E Produção Textual
Artigos Científicos: Leitura E Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debora12345 • 29/9/2014 • 1.900 Palavras (8 Páginas) • 263 Visualizações
Nome do aluno:
Disciplina: Leitura e produção textual
Professor tutor:
Orientações e critérios de correção
A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.
É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.
As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências).
Cópias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.
Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.
Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).
Consulte o Plano de Ensino da disciplina para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.
O peso desta AD é 9,0. Somado a 1,0 ponto da Atividade Inicial Obrigatória completa o somatório 10,0 para a AD1.
OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.
Boa avaliação!
Caro(a) aluno(a)
Não é difícil perceber que, como seres humanos que somos, agimos no mundo, interagimos uns com os outros e buscamos atribuir sentidos àquilo que vivemos e experimentamos. E isso tudo é feito por meio da linguagem, que se constitui não somente forma de representação, mas também de interação.
Nas práticas da vida cotidiana, portanto, o homem ao mesmo tempo produz e recebe as diferentes linguagens: linguagem verbal e linguagem não-verbal.
Conhecer e investigar, de maneira crítica e reflexiva, essas duas formas de linguagem, bem como as implicações que as envolvem, é um modo de ampliarmos as possibilidades de participação social significativa.
É isso que pretendemos com a disciplina Leitura e Produção Textual e, agora especialmente, com esta avaliação.
Vamos lá?
Em muitas produções de linguagem encontramos uma forte relação entre a linguagem verbal e a não-verbal. Há casos, inclusive, em que o sentido de uma é resultado do que vem expresso pela outra.
1. Faça uma leitura do texto abaixo e proceda conforme se solicita.
a) Considerando o texto, percebe-se que o cartunista estabeleceu uma forte relação de sentido entre o verbal e o não-verbal.
Especificamente analisando o último quadrinho, explique a relação de sentido que se pode depreender entre o verbo ERA, empregado no pretérito perfeito, e a imagem da palmeira ali evidenciada. (2,0 pontos)
1) A relação de sentido entre a palavra “era” no pretérito perfeito e a utilização não-verbal da ultima imagem estabelecem uma ligação a julgar que ambas remetem a idéia de que a palmeira citada no verso de Gonçalves Dias vem sido devastada nos tempos atuais. A árvore na época que tais versos foram escritos existia em abundancia, assim como os outros elementos da natureza por ele mencionados, mas o desmatamento tomou tamanha proporção que alem de preocupação levou o autor da tirinha a fazer tal critica. Podemos observar na tirinha dois pontos que nos levam a essa conclusão. Primeiramente a parte representada pela linguagem verbal, onde verbo “era” nos remete a idéia de algo que já existiu, mas não se encontra mais. E segundo na parte não-verbal, com o espanto do sabiá ao olhar apenas parte do tronco que restou da arvore.
2. Ao pensarmos sobre as línguas em geral, não podemos perder de vista a existência do fenômeno da variação que as caracteriza. Ou seja, em função da época, da região, da situação de uso e até das particularidades dos falantes, as línguas sofrem o que chamamos variações linguísticas. Assim é que enquadramos dentre as variações de nosso português: a histórica, a regional, a social, a variação por faixa etária, etc.
Leia atentamente o texto a seguir para responder ao que se solicita.
Olá Papai Noel:
Em primeiro lugar já está mais do que na hora de vc ter um e-mail, não existe nada mais antigo que mandar uma carta. Mas vamos lá: estou precisando de um upgrade no meu home-office. Por isso, neste Natal eu quero OZ Gradiente. Talvez uma pessoa que nem website tem não saiba o que é isso. OZ é DVD, TV, CD, MP3, FM, internet e computador ao mesmo tempo. Imagine se eu tivesse pedido tudo isso separado, o peso que seria no seu saco.
Tks,_____________
(Veja, 18/12/2002)
a) Pela linguagem empregada no texto, pode-se descrever o perfil do locutor (emissor), sua faixa etária, etc. Descreva-o, comprovando com partes retiradas do texto. Sua resposta deve ter no mínimo 8 linhas. (0,5 décimos)
b) Pode-se dizer que não há “erro” em linguagem, mas há adequação ou inadequação dependendo da situação de uso da língua. Em relação ao texto acima, considerando-se a faixa etária do interlocutor (receptor), o aspecto social e a situação, houve adequação no uso da linguagem, por parte do locutor? Justifique sua resposta, explicando a fala do emissor em relação
...