Leitura E Seus Sentidos
Trabalho Universitário: Leitura E Seus Sentidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sheilasilvas • 27/3/2014 • 652 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO
Diariamente as pessoas estão em contato com diferentes gêneros textuais, segundo Marcuschi os gêneros textuais apresentam padrões sócio-comunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. De acordo com Marcuschi o trabalho com gêneros de textos na escola é uma extraordinária oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos no dia-a-dia. Pois nada do que fizermos linguisticamente estará fora de ser feito em algum gênero.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 – Concepção de Leitura
De acordo com a leitura no PLT proposto, podemos observar diferentes formas de leituras e sentidos de textos.
Sabemos que a leitura é um ato importante da nossa vivência e convivência e através de diferentes formas de textos que podemos estimular o hábito da leitura.
Segundo Koch (2002) a concepção de língua como representante do pensamento (PLT, Ler e Compreender os sentidos do texto, página 9) ou seja, o leitos interpreta o texto de várias maneiras dependendo de suas vontades e de suas ações.
A leitura então é compreendida com captação de idéias, cada mente, cada psicológico representa de maneiras passivas. Focar no texto nesta fase a concepção de línguas como estrutura indica que o texto como simples produto da codificação pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.
A leitura é um ato que convida o leitor a focar no texto proposto, ou seja, o reconhecimento ao sentindo nas palavras e estruturas do texto. A leitura do texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico.
2.2 – Estratégias de Leitura
Nesta fase espera-se que o leitor compreenda as diferentes formas textuais, que o leitor discuta o que esta sendo proposto, que dê sentido e significado ao que lê. (Sale 2003).
É importante que os leitores estejam em interação com o autor e o texto proposto começando com hipóteses e antecipações elaboradas com base nos nossos conhecimentos como: autor do texto, meio de vinculação, gêneros textuais, títulos, distribuição e configuração de informação no texto.
Dessa maneira podemos desenvolver opiniões diversas e desenvolver uma série de estratégias no trabalho de construção de sentido.
2.3 – Leitura e Produção de Sentidos
Nesta fase podemos basear a leitura como atividade de interação, fundamentais para interagir com maior ou menos intensidade, durabilidade e qualidade.
Várias formas textuais são observadas nesta fase, tais como: charges, poemas, convites, bulas, etc.
A leitura é uma atividade de construção de sentido que pressupõe a interação autor-texto-leitor é preciso entender que nessa atividade é importante conhecer as sinalizações e estruturas textuais.
3 – GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA ISTO É DINHEIRO
a) ISTO É Dinheiro.
Texto 1:
...