Letramento E Alfabetizacao
Exames: Letramento E Alfabetizacao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neia1989cunha • 21/3/2015 • 2.118 Palavras (9 Páginas) • 379 Visualizações
Etapa 01
Estar alfabetizado é…
Estar alfabetizado é ir alem da utilização de códigos, pessoas que se consideram codificador ou decodificador de palavras são apenas analfabetos funcionais, escrevem e lêem, porem são incapazes de usar essas habilidades na sua vida. Ou seja, são incapazes de dar sentido para aquilo que escrevem ou lêem.
Ler e escrever tem a função de comunicar algo, só ha habilidade leitora se o que for lido fizer sentido e se comunicar algo ao leitor. É descobrir um mundo novo, enxugando tudo de modo diferente de como era antes, é querer traçar e localizar letras e em todos os lugares possíveis, usando a imaginação para criar letras com objetivos a todo o momento.
É descobrir que as palavras tem sentimentos e que quando não a podemos dizer frente a frente, podemos escrevê-las e transmitir o mesmo que sentimos a alguém.
Estar alfabetizado é dar sentido a vida e ser capaz de compreender o mundo. É ir alem do que esta escrito nos livros, é poder ler um livro e entender,é poder viajar na imaginação da leitura, poder reconhecer1 varios países sem sair de dentro de casa, é poder ler uma revista, um jornal, e conseguir entender o que esta escrito nas linhas e nas entrelinhas, não basta ver o que esta ai no papel e sim entender o significado da historia que esta sendo contado naquele livro.
Ser alfabetizado é importante para dar continuidade no processo de globalização, que é o mundo em que vivemos hoje,para nos divertir, ate para escrever uma carta de amor.
Estar alfabetizado significa…
Estar alfabetizado significa se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse. divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.
Portanto, entendo que tanto o letramento, quanto a alfabetização, são essenciais a educação, pois são princípios para uma educação de qualidade.
O letramento entendo ser, o processo de conhecimento das letras, ou seja, dos símbolos fundamentais de nossa linguagem, sem o conhecimento destes não podemos nos relacionar com as informações constantes no mundo (principalmente com um mundo como o que estamos vivendo em que a base de tudo são as informações que, na velocidade da tecnologia, não conseguem parar por muito tempo para serem processadas, pois vão se alterando com uma lógica do não poder esperar). A alfabetização e o letramento, são fundamentos da educação e devem ser encarados como essenciais para que as crianças atinjam um nível satisfatório de compreensão do mundo atual.
A definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento segundo Faraco.
Carlos Aberto Faraco defende a idéia de que a escoa tem sua visão de que estar alfabetizado é ensinar a criança a reconhecer símbolos e ler através deles, porem é necessário também o letramento, fazendo com que a criança decodifique e transcreva palavras, dando sentido a tudo que se escreve, sendo capaz de ler e interpretar o que se le.
A partir do momento que a criança aprenda de uma forma cognitiva ela será uma criança comprometida com sua leitura, sabendo interpretar e tendo uma visão critica. E quando uma criança consegue decodificar e interpretar a mesma começa a ter acesso a informações, sendo capaz de encontrar no texto lido ou mesmo escrito por si mesmo a próprio punho, emoções e sentidos dos mais diversos naquilo que se le.
Cabe aos professores formar leitores críticos e não apenas crianças alfabetizadas. O professor deve incentivar o aluno, oferecer-lhe condições para que o mesmo desenvolva o ato de ler.
Etapa 02
Apresentação das características dos gêneros textuais
Conto- o conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia e imaginação. Com todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Fabula- e uma composição literária onde geralmente são usados animais, forças da natureza ou objetos como personagens que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc.
Historia em quadrinhos- e uma serie de desenhos que representa uma historia ou uma situação, geralmente dividida em retângulos seqüenciais.
Lenda- é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fictício, as lendas combinam fatos reais históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana.
Poesia- a poesia ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais,pela qual a linguagem humana é utilizado com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do leitor.
Atividades com textos reais
Atividades com textos cartilhesco
Etapa 03
A importância do trabalho com textos na sala de aula para a alfabetização.
O texto é contexto para se compreender a ler e escrever, e a reflexão sobre as regularidades da escrita é o procedimento básico requerido dos alunos.
O trabalho com textos considera as possibilidades e necessidades de aprendizagem do alfabetizando, ou seja o que de fato pensam e sabem sobre a escrita. A ênfase é no como se aprende, portanto, o fundamental é a compreensão dos alunos.
Acredita se que ler é atribuir significados e que isso só se da pelo uso de estratégias de leitura a partir do conhecimento prévio e dos índices fornecidos pelo texto. Acreditamos que é possível ler
...