Literatura Infantil
Artigos Científicos: Literatura Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Priscilla33 • 4/3/2015 • 901 Palavras (4 Páginas) • 426 Visualizações
ATIVIDADE 1 :Nos primeiros capítulos de nosso material didático estudamos um pouco sobre a história da Literatura Infantil. Leia o material, pesquise outras fontes e crie uma linha do tempo com os principais acontecimentos.
Descobrir, explorar, aprender… E criar novos mundos, novas realidades – o céu não é o limite para aquele que lê!
Embora tenhamos informações em excesso a cada vez que “surfamos” no mundo virtual, a literatura apresenta a crianças, jovens e adultos um horizonte infinito em histórias, romances, poemas, contos, e muito mais.
Mas… o que é mesmo literatura? A palavra literatura vem do latim “litteris” que significa “letra”, que também quer dizer “escritos, cartas” e parece referir-se, primordialmente, à palavra escrita ou impressa. Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Segundo o crítico e historiador literário José Veríssimo, vários são as acepções do termo literatura: conjunto da produção intelectual humana escrita; conjunto de obras literárias; conjunto das obras sobre um dado assunto, ao que chamamos bibliografia de um assunto ou matéria; boas letras; e uma variedade de Arte, a arte literária.
No Brasil, o movimento literário teve início já na época da Colonização. Principalmente representada pelo padre José de Anchieta, essa fase inicial foi chamada de Quinhentismo. O Padre José de Anchieta se destacou por seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal dessa produção era a catequese dos índios. Confira aqui (http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/) uma síntese sobre todos os períodos literários pelos quais o Brasil passou que foi influenciada por fatos como a chegada da família real ao Brasil e a Semana de Arte Moderna.
No final do século XVII foram escritos os primeiros livros destinados a crianças. No entanto, eles não podem ser ainda considerados literatura. Eles são escritos por professores e sua função consistia em ensinar valores, hábitos e ajudar a enfrentar a realidade social. Em outras palavras, eles propiciavam uma leitura utilitária, não uma leitura per se, como ocorre com a literatura. Nessa época, a criança era considerada um adulto em miniatura, que participava da vida adulta, inclusive tomando contato com sua literatura.
Foi somente no século XVIII que o conceito de criança começou a mudar. A criança passou a ser considerada como criança e um tipo específico de literatura foi desenvolvido para ela. Esse tipo de literatura foi denominado literatura infantil. Antes daquela época, as crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as crianças das classes populares liam lendas e contos folclóricos. Com o passar do tempo, esses clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos inspiraram os contos de fadas. Vejamos alguns exemplos de autores e obras de literatura infantil.
Perrault: “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “O Barba Azul”, “O Gato de Botas”, “Pequeno Polegar”, etc.
Irmãos Grimm: “A gata borralheira” (que de tão famosa recebeu mais de 300 versões pelo mundo afora), “Branca de Neve”, “Os Músicos de Bremen”, “João e Maria”, etc.
Andersen: “O Patinho Feio”
Charles Dickens: “Oliver Twist”, “David Copperfield”
La Fontaine: “O Lobo e o Cordeiro”
Esopo: “A lebre e a tartaruga”, “O lobo e a cegonha”, “O leão apaixonado”
Extraído de: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-infantil/
A literatura infantil chegou ao Brasil no final do século
...