Literatura Medieval
Ensaios: Literatura Medieval. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lizandrasr • 9/11/2013 • 840 Palavras (4 Páginas) • 434 Visualizações
1.) O Trovadorismo é a primeira escola do quadro literário, se caracteriza como um estilo de época, o qual se manifestou na Idade Média, durante o período feudalismo. Faça uma pesquisa sobre o feudalismo. Lembrando, é claro, de destacar os pontos mais importantes.
R: O feudalismo teve inicio no seculo V com as invasões germanicas, sua economia era baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. A Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder e aumentar suas terras. A educação era voltada apenas para a nobreza, marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. A arte medieval também era marcada pela religião, com pintura retratando passagens da biblia, e ensinamentos religiosos.
2.) Como é o estilo da arquitetura no Trovadorismo?
R: O estilo da arquitetura no Trovadorismo era o estilo gótico que predominava, através da construção de grandes catedrais, projetadas para o alto, à semelhança de mãos em prece tentando tocar o céu.
3.) Qual a origem da palavra cantiga?
R:A cantiga deu origem na epoca do trovadorismo, também conhecido como o primeiro movimento literário da língua portuguesa.
4.) Quais os tipos de cantigas Tovadorescas? Detalhe cada uma delas.
R Havia dois tipos de cantigas, a cantiga lírico-amorosa, subdividida em:
cantiga de amor e cantiga de amigo.
E a cantiga satírica, que podia ser de escárnio ou de maldizer.
Cantiga de amor:
Quem fala no poema é um homem, dirindo-se a uma mulher da nobreza, geralmente casada. Esse amor se torna impossivel pela situação da mulher. Ele cultiva esse amor sem segredo, sem revelar o nome da dama, que nem sabe dos sentimentos amorosos do trovador. Ele a coloca num plano elevadíssimo, ideal. Nesse tipo de cantiga há a presença de refrão que insiste na idéia central, exaltando um amor sem correspondência.
Cantiga de Amigo:
O trovador coloca como personagem central uma mulher solteira, da classe popular. Ela canta a ausência do amigo (amado, namorado) que está afastado a serviço. Nesse tipo de poema, a moça e desabafa seus sentimentos de amor com pessoas próximas a ela ou até mesmo, árvores, fontes, o mar, os rios, etc. É de caráter narrativo e descritivo.
Cantiga Satírica
Esse tipo de cantiga procurava satirizar pessoas e costumes da época. Alguns poetas, em seus ataques agressivos, chegavam a utilizar uma linguagem muito inapropriada.
6.) O que representou a “Cantiga da Ribeirinha” no Trovadorismo?
R: O marco inicial do Trovadorismo foi com a “Cantiga da Ribeirinha”, escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa, vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.
7.) O que são cancioneiros? Quais os principais da época trovadoresca?
R: Cancioneiro é o nome que se dá a qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas, românticos, contemporâneos etc.
Mas os principais da epóca trovadoresca eram os românticos.
8.) O que é Teocentrismo e o que isso implica no Trovadorismo?
R: Teocentrismo é a filosofia ou doutrina que considera Deus o fundamento de toda a ordem no mundo. A mentalidade da época baseada no teocentrismo serviu como base para a estrutura da cantiga de amigo, em que o amor espiritual e inatingível é retratado. As cantigas, primeiramente destinadas ao canto, foram depois manuscritas em cadernos de apontamentos, que mais tarde foram postas em coletâneas de canções chamadas Cancioneiros.
...