Livro Preconceito Linguistico
Trabalho Universitário: Livro Preconceito Linguistico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nadynerenally • 13/4/2014 • 732 Palavras (3 Páginas) • 617 Visualizações
Introdução
Apesar de estarmos vivendo uma onda cada vez mais forte de combate a todos as formas de preconceitos, existe um tipo de preconceito do qual ninguém luta contra, um preconceito que vem mascarado, mas, ao mesmo tempo, é alimentado diariamente nas TVs, Rádios, jornais, revistas e até mesmo nas escolas, se trata do preconceito linguístico. O brasileiro tem uma visão negativa da própria língua, o que geram vários (pre)conceitos errados sobre o nosso idioma. Nesse pequeno texto tentarei esclarecer, algum desses mitos de forma resumida.
Mito nº 1
“A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”
Este é o maior e mais sério de todos os mitos, os brasileiros realmente acreditam que a língua portuguesa falada no Brasil é homogênea em todas as suas partes, porém tais pessoas não levam em conta que apesar de a maior parte do Brasil falar português, nossa língua possui um alto grau de diversidade e de variabilidade, de região para região, de uma faixa etária para outra, e em principal, de uma classe social para outra. Nem todos os brasileiros têm acesso à educação e isso os deixa apenas as margens da variedade considerada culta.
Mito nº 2
“Brasileiro não sabe português / Só em Portugal se fala bem português”
Outro mito bastante disseminado em nossa cultura, é o que diz que os Brasileiros não sabem falar português, que o nosso português é errado e inferior ao de Portugal, essa afirmação é bastante errada, acontece que o nosso português não é errado, ele é apenas totalmente diferente do português de Portugal já que nossa cultura não foi somente influenciada pelos portugueses, como também foi influenciada por várias outras culturas.
Mito nº 3
“Português é muito difícil”
Mesmo acreditado por boa parte do Brasil, a ideia de que o Português é muito difícil está totalmente equivocada, o que acontece é que o nosso ensino não se resume ao português que falamos e que nos é necessário, na escola aprendemos as normas baseadas na gramática de Portugal, a maior parte delas que não significam nada para nós o que nos dá a impressão de que a nossa língua é complicada e de dificil de se aprender.
Mito nº 4
“As pessoas sem instrução falam tudo errado”
Essa afirmação não se trata de nada além de um preconceito linguístico e se baseia na crença de que só existe, uma única língua portuguesa digna deste nome qualquer manifestação linguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente”. Devemos entender que cada um fala da maneira como se é ensinado e criado, uma pessoa que jamais teve acesso à educação dificilmente terá domínio da norma considerada culta da língua portuguesa, além disso, existem diversos aspectos culturais que influenciam em nossa linguagem.
Mito nº 5
“O lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão”
Este mito se dá apenas
...