Lugar onde você vive
Por: eduardojryj • 5/10/2015 • Dissertação • 1.816 Palavras (8 Páginas) • 320 Visualizações
Escola : Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pioneira.
Aluno: Eduardo Júnior Yumsz Jorge.
Professora: Ronildes Cardozo Cruz.
Serie :2oB.
Texto: Artigo de Opinião.
Tema: Lugar onde você vive.
A realidade
Nestes últimos meses na cidadezinha de Teixeirópolis no interior de Rondônia, vem acontecendo alguns fatos que estão deixando os moradores da zona rural preocupados. Acontece que o projeto do Complexo Hidrelétrico Alto Rio Madeira esta passando em cima de terras na redondeza.
Este projeto tem apoio de duas grandes usinas de porte: UHE Jirau de 3.450 (mw)e usina de Santo Antônio de 3.150 (mw),os agricultores e agropecuaristas só de ouvirem falar esses números ficam apavorados ,pois o normal aqui é de 110(mw) á 220 (mw) .O pior são as consequências que o “Linhão” pode trazer, registrados e confirmados estes projeto esta desmatando cerca de 15 Km2 de matas ,degradando o solo ,matando a flora preservada aqui, desbarrancando onde não precisa e ainda por cima acabando com o sustento de muitas famílias ,tampando represas matando peixes e assim dificultando a piscicultura.
Algumas pessoas são a favor desse projeto e dizem que isso é uma oportunidade para qualificarmos a nossa energia ,segundo estudos comprovam que Rondônia por ser uma região de pouca exploração de potencial hidrelétrico ,torna-se sem dúvida uma das melhores opções para ampliação de geração.
E já outros dizem que isso é perca de tempo e dinheiro, investimentos para servir outros lugares e não o nosso.
Acredito eu que nenhum lugar é obrigado a “doar” energia para outros ou até mesmo reserva-la. Segundo pesquisas para este projeto funcionar vai ser gastos aproximadamente R$ 10.000.000.000.00, muito dinheiro investido para uns e pouco dinheiros para outros .
Conforme tudo dito ,tem soluções ,faltou do criador do projeto Complexo Hidrelétrico Alto Rio Madeira, se ele fosse criativo, como por exemplo: se tivessem erguidos as torres 20 metros a mais não precisaria se quer derrubar nem uma arvore segundo cálculos matemáticos ,também se tivessem usado a tecnologia a seu favor não precisaria desbarrancar nada e nem tampar represas e quanto aos megawatts era só terem reduzido pela metade conscientizando que perigo de crescer é o risco de evoluir!.
A criatividade é para todos mais só alguns tem a inteligência de usa-la!
Publicado por Eduardo Jr Yumsz Jorge
A saúde de Teixeirópolis
A saúde da cidadezinha deixa a desejar, precariedade, falta de qualificação, infraestrutura de atendimento.
Assunto esse que precisamos ficar atento e conhece-lo ,no hospital do município ,só se termos cadastro ,detalhe só são algumas fichas por dia ,a pessoa pode estar morrendo ,mais se não ter ficha de atendimento .Se for emergência e a pessoa não tem cadastro dificilmente vai conseguir ficha ,pode se considerar “morto”.
No posto de saúde sabemos que não são todas as pessoas que vão consultar o medico diariamente, sabendo disso, o município implantou agentes-saúde, na zona rural e urbana, uma maravilha para os agropecuaristas de Teixeirópolis considerando que eles só fazem visitas nas casas, para dar avisos e quando é campanha de vacinação, isso também acontece na zona urbana e lá é mais organizado.
No Hospital á estrutura é carente, não tem equipamentos básicos para atender a necessidades da população. Outra falha são os medicamentos e doutores que nunca estão prontos para nos atender, a maioria dos remédios receitados no posto de saúde não teria que ser obrigatório pois vem recursos para isso e pagamos impostos caríssimos.
Por outro lado muitos dizem que a saúde esta ótima, mais é por que não precisam e tem como ir a outras cidades vizinhas em um hospital particular. Mais quem precisa sabe realmente como esta a situação da cidade.
...