MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DO EMBELEZAMENTO
Por: EDINACOUTO2017 • 6/9/2017 • Seminário • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 234 Visualizações
[pic 1]
LIDIANY FERREIRA DE SOUZA FERNANDES
EDINA COUTO DE OLIVEIRA GONÇALVES
JANIRA AUGUSTA BARBOSA
RENATA BRAGA DO ESPIRITO SANTO DE ALMEIDA
laizA DE ASSIS GOMES CHAVES
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DO EMBELEZAMENTO
Macaé - 2017
LIDIANY FERREIRA DE SOUZA FERNANDES
EDINA COUTO DE OLIVEIRA GONÇALVES
JANIRA AUGUSTA BARBOSA
RENATA BRAGA DO ESPIRITO SANTO DE ALMEIDA
laizA DE ASSIS GOMES CHAVES
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DO EMBELEZAMENTO
Portfólio apresentado no curso de Estética e Imagem Pessoal, da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para conclusão do bloco Estética e Saúde Capilar.
Orientadores: Prof.ª Vânia, Prof.ª Claudia Stoeglenher, Profª. Luciane Barbosa, Prof.ª Silvia Paulino Ribeiro Albanese.
.
Macaé – 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................05
DESENVOLVIMENTO....................................................................................06
CONCLUSÃO....................................................................................................09
REFERENCIAS................................................................................................10
INTRODUÇÃO
Com o aumento da busca pela beleza, especialmente pelas mulheres, levou ao uso excessivo de produtos capilares, com isso, cada vez mais a indústria de cosméticos capilares vem lançando novidades no setor.
Mas antes de usar um cosmético é preciso levar em consideração os ativos que fazem parte do tratamento capilar para garantir a saúde dos fios, do couro cabelo. Pois alguns produtos podem conter ativos que durante o uso diretamente no couro cabeludo e/ou durante longos períodos, são capazes de produzir em determinadas pessoas fenômenos chamados de irritações e alergias cutâneas. As reações alérgicas têm a característica de surgirem outras áreas do corpo além daquela na qual foi aplicado o produto, de forma que um produto aplicado na cabeça pode acarretar alergias em outras partes, podendo se tornar grave e persistente se o uso do produto for continuado.
Observe o quadro abaixo:
[pic 2]
Analisando o quadro vimos que as pessoas entrevistadas já teve um quadro de alérgico relacionado ao uso de cosmético, nos quais poucas pessoas souberam qual ativo responsável pela alergia, e a grande parte foi utilizada recursos para neutralizar a ação do ativo.
Dê acordo, com a pesquisa realizada as reações alérgicas mais frequentes são: dermatite nas pálpebras, ao redor das orelhas e da boca, até vermelhidão e inchaço do couro cabeludo e do rosto, fechamento das pálpebras, podendo haver até mesmo, reação alérgica generalizada. Podendo também afetar a estrutura dos fios, causando queda ou corte químico.
Baseado nas informações, descrevemos alguns procedimentos de orientação aos prestadores de serviços de embelezamento como prevenção de intercorrências a reações alérgicas a produtos capilares.
É muito importante que os profissionais realizem com muita seriedade a ficha de anamnese. Os produtos utilizados para embelezamento devem pertencer à categoria dos cosméticos regulamentados pela ANVISA.
Procure no rotulo do produto as seguintes informações:[pic 3]
- Nome do produto;
- Marca;
- Lote;
- Prazo de validade;
- Conteúdo;
- País de origem;
- Fabricante/Importador;
- Composição do produto;
- Finalidade do uso do produto;
- Numero de registro no Ministério da Saúde/ANVISA;
No quadro abaixo mostra alguns ativos usados em produtos para uso capilar que podem causar reações alérgicas em algumas pessoas.
Ativos | Encontrado | Reação Alérgica | O que fazer em caso emergência |
Amônia e resorcinol | Tintura de cabelo | Dermatite nas Pálpebras ao redor dos olhos, inchaço e vermelhidão no couro cabeludo e no rosto | Lavar bastante o cabelo com água corrente, passar uma máscara calmante capilar e encaminhar a pessoa ao médico para que ele possa receitar um antialérgico compatível. |
Formaldeído | Esmaltes e produtos para alisamento dos cabelos | Irritação nos olhos, na garganta e no nariz. | Lavar bastante com água corrente, usar um xampu sem álcool para ajudar a retirar o excesso e se caso persistirem os sintomas encaminhar a cliente ao médico. |
Cocamida DEA | Xampus | Coceira no couro cabeludo e no pescoço, irritação nos olhos, queda de cabelo, dermatite nas pálpebras. | Lavar bem o couro cabeludo e nesse caso e encaminha-lo ao médico, pois em alguns casos pode levar até mesmo a um câncer nos órgãos. |
PREVENÇÃO DE REAÇÕES ALERGICAS
- Durante a avaliação, pergunte ao cliente se tem conhecimento de alguma alergia ou se já teve quaisquer reações adversas anteriores a produtos de cosmética;
- Verifique possíveis irritações ou até mesmo lesões no couro cabeludo e evite a aplicação dos cosméticos nessas circunstâncias;
- O cliente deverá realizar um Teste de Alerta de Alergia (TAA) ou outra avaliação antes de cada procedimento;
- O TAA deverá ser realizado 48 horas do procedimento
- É fundamental o uso dos EPIs, para segurança do cliente e do profissional.
RECONHECER E COMO REAGIR A REAÇÕES ALERGICAS
- Implemente todas as indicações supracitadas para reconhecer as primeiras etapas de uma reação;
- Se ocorrer uma reação, pare imediatamente o tratamento, retire o produto do cabelo e do couro cabeludo;
- Encaminhe imediatamente o cliente para um medico ou dermatologista caso os sintomas não melhorem rapidamente
Siga as instruções de seguranças de utilização de cada produto para que estas se tornem prática diária no centro estético. É recomendado que mantenha um cartão de registro do cliente para referência futura. A consulta profissional com o seu cliente deverá tornar-se numa parte essencial de todos os procedimentos.
...