Material De Redação
Casos: Material De Redação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinarubini • 20/2/2014 • 378 Palavras (2 Páginas) • 355 Visualizações
Dar esmolas
Herdado da tradição católica e arraigado à cultura brasileira, tem-se o hábito de dar esmolas. Nos semáforos, a cena se repete dia após dia. Mas, seria essa a melhor maneira de se combater a miséria? O gesto, apesar de carregar consigo boas intenções, traz prejuízos maiores do que se imagina. O que está em jogo, no entanto, não é apenas um ato de solidariedade, mas sim toda uma estrutura social.
Quem opta por não dar esmolas, enfrenta a difícil decisão de ignorar um velhinho doente ou mesmo de seguir com o carro diante uma criança que implora por algumas moedas. Por outro lado, quem contribui, costuma ficar na dúvida se está ajudando de fato ou simplesmente incentivando essa condição. O embate é evidente, mas fica bastante claro: oferecer dinheiro alimenta a inércia e atrasa a busca por alternativas.
Vale lembrar que a esmola vai além do próprio dinheiro, incluindo quando se dá comida, roupas ou se compra artigos baratos de moradores de rua. Apesar de gerar uma satisfação imediata, não passa disso. Esses atos são incapazes de mudanças significativas a longo prazo, servindo apenas como um alívio momentâneo e estímulo à permanência nas calçadas. As crianças continuam expostas aos riscos da rua; os jovens, passam a enxergar a permanência como uma opção válida; os adultos, perdem a confiança em oportunidades melhores.
Uma das alternativas adotadas pelo governo para aumentar a renda mensal de famílias carentes foi o Bolsa Família. O programa oferece um benefício em dinheiro aos pais, exigindo em troca a frequência de seus filhos na escola. Isso serve como estímulo para que as crianças passem mais tempo em sala de aula. Crianças essas que, sem tal contribuição, poderiam estar nas ruas fazendo malabarismos, pedindo alguns trocados ou, em situações mais graves, inseridas no perverso mundo das drogas.
A prática de dar esmolas não condiz com o futuro promissor que se espera para o Brasil. Todos precisam de oportunidades, para progredir e melhorar o mundo a sua volta. Para tanto, faz-se primordial investimentos maciços em educação, desde o ciclo básico até o curso profissionalizante. No mais, o esporte, a leitura e também a música são boas maneiras de colocar os pequenos em situações de crescimento pessoal. Dar esmolas não financia a miséria, mas impede que sejam tomadas as devidas soluções.
...