Missões Cristãs - Filosofia
Por: matheus-augsuto • 3/7/2017 • Trabalho acadêmico • 516 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
Matheus Augusto da Silva
Número: 25
3º Ensino Médio A
Missões Cristãs
Colégio Adventista de Mogi das Cruzes
2016
Sumário
Introdução 03
Desenvolvimento 04
Conclusão 05
Referências 06
Introdução
As missões são práticas religiosas que têm como principal objetivo propagar o Cristianismo entre os povos que não são cristãos. Os que participam delas tem a filosofia de que Jesus Cristo deu aos seus apóstolos para propagarem o Evangelho pelo mundo àqueles que não eram cristãos.
Desenvolvimento
As missões se estruturavam e se inseriam em comunidades e procuravam integrar os conhecimentos cristãos à realidade de vida dos povos que eles estavam implantados. Usa-se como exemplo as missões na época da Colonização Portuguesa, praticada pelos Jesuítas, membros da Companhia de Jesus, que foi fundada por Inácio de Loyola em 1534.
Os índios nunca tinham ouvido falar em cristianismo, pelo contrário, eles tinham a sua própria religiosidade. O caminho que os Jesuítas encontraram foi o Teatro. Na peça teatral feita pelos Índios os Jesuítas iam incluindo alguns dogmas da Igreja Católica, assim facilitaria o entendimento dos mesmos. Ela não era apenas de caráter religiosa, mas também social, educativa, assistencial, e muitas vezes (como o teatro) artístico e cultural.
Dentre as mais importantes está a catequização dos índios americanos, onde os Jesuítas converteram totalmente povos indígenas, dando origem a uma cultura completamente sincrética e heterogênea.
Hoje em dia elas tentam apenas mostrar os dogmas da maneira mais clara possível, para que os indivíduos tenham a opção de segui-los ou não. Há uma grande crítica em volta das missões, pois várias pessoas possuem uma cultura muito tradicional e não gostariam de tê-la mudada.
Elas têm uma grande ação assistencial, e tem sido de grande utilidade em regiões que possuem conflitos militares, marcados pela fome e pobreza.
Ocorreram várias consequências no decorrer da história por causa das missões, como: aceleração do processo de povoamento do interior do Brasil, muitos índios perderam suas identidades culturais e religiosas, tendo o catolicismo e o português como religião e língua oficiais, respectivamente (geralmente de forma forçada). Colaborou para a oficialização do catolicismo como religião oficial brasileira e vários colégios católicos foram construídos, como o Colégio de São Paulo de Piratininga.
Algumas outras missões no Brasil: Missão de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul), Missão de São Miguel Arcanjo (noroeste do Rio Grande do Sul), Missão de São João Batista (Rio Grande do Sul), Missão dos Tarumãs (Amazonas) e a Missão da Foz do Jaú (Amazonas).
Conclusão
Hoje em dia elas são mais “rejeitadas” pois as pessoas não querem ninguém dizendo à elas outras culturas, pois elas gostam daquela que elas têm, pois elas a escolheu. Mas, por outro lado, elas podem ter grande impacto em regiões cheias de conflitos militares, pois os civis naqueles locais precisam de algum tipo de assistência: seja religiosa ou não.
Referências
- AUGUSTO, PEDRO. Missões. Disponível em: <http://www.infoescola.com/cristianismo/missoes/>. Acesso em: 19 jun./2016.
- FLORES, MOACYR. Missões Religiosas no Brasil Colonial: História, resumo, objetivo das missões jesuíticas, catequização dos índios no Brasil Colonial, contexto histórico, padres missionários, consequências, exemplos. Disponível em: <http://www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/missoes_religiosas.htm>. Acesso em: 19 jun./2016.
...