Niveis de Atençao a Saude
Por: brubry • 19/5/2016 • Artigo • 947 Palavras (4 Páginas) • 418 Visualizações
FUNDAÇÃO PAULISTANA DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA E CULTURA
ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE PÚBLICA “PROF. MAKIGUTI”
TÉCNICO EM GERÊNCIA EM SAÚDE
BRUNA APARECIDA DOS SANTOS
JOÃO VICENTE FILHO
KADMIEL VIEIRA XAVIER
Fluxo de Atendimento do Paciente nos diversos níveis de atenção à saúde
SÃO PAULO
2016
Trabalho de Conclusão do Curso de
Formação Técnica de Gerência em
Saúde pela Escola Técnica de Saúde
Pública “Prof. Makiguti”, como exigência
Parcial para obtenção do grau técnico,
Sobre a orientação da Prof. Doutora Maria
Clemilse Cavalcante.
SÃO PAULO
2015
- Introdução
Com a implantação do modelo assistencial em saúde do Sistema Unificado de Saúde (SUS) propôs a população brasileira novo ordenamento no atendimento do paciente desde a porta de entrada até seu maior nível de complexidade. Com intuito de facilitar o atendimento e de reduzir a demanda existente, objetivando solucionar os problemas de saúde existentes entre os diversos níveis de atenção, tornando- 0 coerente com as necessidades da população.
. Essa proposta surgiu como potente equalizador da desigualdade existente em atenuar a relação entre a demanda e a oferta, tornando-o coerente com as políticas de saúde. A operacionalização da regulação do acesso prevê uma integração da rede de cuidados integrais e equitativo (BRASIL, 2008). O que requer mudança significativa na compreensão dos três níveis de atuação: atenção primária; b) atenção secundária e atenção terciária.
Diante desses níveis vamos nos deter a respeito do acesso aos serviços de saúde, ao garantir a integralidade da assistência e permitir ajuste entre a oferta e a demanda de forma organizada e integralizada com os demais prestadores dos serviços de saúde. Para tanto, é importante utilizar como estratégia a regulação do acesso por áreas assistenciais (VILARINS, SHIMIZU)
O fluxo do acesso tem como base a organização o controle do gerenciamento e a priorização do fluxo assistenciais no âmbito do SUS, e é disponibilizada da alternativa mais adequada à necessidade do cidadão, por meio de atendimentos às urgências, consultas, exames, leitos e outros que se fizerem necessários (BRASIL,2007).
O processo do atendimento aos serviços de saúde pode constituir-se em um poderoso instrumento de intervenção na realidade sanitária, permitindo às instâncias de gestão estadual, municipal e federal regular o perfil assistencial mais adequados às necessidades de saúde. Assim, promove a equidade do acesso e garante a integralidade da assistência de forma universal e ordenada, segundo os princípios do SUS. Torna-se então um instrumento de gestão pública, imprescindível para garantir maior efetividade às ações desenvolvidas pelo sistema de saúde (CAVALCANTE, 2000)
...