Níveis de Maturidade CMMI
Artigo: Níveis de Maturidade CMMI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oliverdrika13 • 6/5/2012 • Artigo • 336 Palavras (2 Páginas) • 879 Visualizações
CMMI
CMMI é uma metodologia criada pela SEI (Software Engineering Institute) para ser um guia destinado a melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços.
CMMI é um modelo para melhoria e avaliação do desempenho de organizações de desenvolvimento de software. Significa “Capability Maturity Model Integration” (Integração do Modelo de Maturidade de Capabilidade) e foi publicado e desenvolvido pelo Carnegie Mellon Software Engineering Institute (SEI).
O CMMI é melhor conhecido pelos seus 5 níveis de maturidade da organização. Cada nível representa um conjunto coerente de melhores práticas esperadas em organizações que buscam serem melhores nas suas atividades.
Figura 1 - Níveis de Maturidade CMMI
Para cada nível de maturidade são associadas Áreas de Processo (PA) relacionadas. As áreas de processo podem ser entendidas como checklists detalhados dos alvos a serem alcançados, das atividades executadas e dos artefatos criados e mantidos para satisfazer os requisitos para uma parte específica do processo de desenvolvimento em geral.
A tabela a seguir lista as áreas de processo CMMI organizadas por nível de maturidade.
Tabela 1 - Áreas de Processo CMMI
CMMI também Alvos Genéricos(GG) e Práticas Genéricas(GP). Estes elementos do modelo cobrem a habilidade de executar, gerenciar, medir e melhorar seus processos.
Um novo recurso do CMMI (contrapondo-se ao CMM original) é a habilidade de escolher entre duas representações do modelo: Estagiado e Contínuo. Genericamente, a representação Estagiada se adapta melhor ao foco da organização em atingir alvos em alto nível, enquanto a representação Contínua permite a customização precisa de um programa de melhoria de processos ou avaliação de modo a atingir de melhor forma requisitos específicos da organização.
O nível 2 do CMMI comprova a capacidade da empresa em manter a qualidade, prazos e custos em todo o processo de desenvolvimento podendo assim assumir compromissos de forma segura. O projeto de certificação do CMMI foi conduzido pelo CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software) junto à ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) com o apoio da ASSESSPRO-PR, APL de Software de Curitiba e SEBRAE-PR.
...