Nome E Sobrenome
Pesquisas Acadêmicas: Nome E Sobrenome. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: estudantes2013 • 28/9/2013 • 934 Palavras (4 Páginas) • 1.401 Visualizações
VIEIRA, Cácia M. Nunes
AVALIAÇÃO DA COLETÂNEA DE AULAS
Conforme os objetivos propostos pela educadora é simples trabalhar com os(as) alunos a leitura e a escrita mesmo que de forma hipotética, utilizando-se de alfabeto, giz colorido para escrever os nomes.
A mediadora deve ter conhecimentos prévios necessários para criar e recriar palavras novas e construir os saberes fazeres de cada um(a). Para tanto deverá adequar as atividades aos objetivos propostos para atingir a sua meta que é a aprendizagem significativa. Não só no nível de educação básica do ensino fundamental, mas também na Educação de jovens e adultos.
Percebe-se que a criatividade foi o ponto chave para trabalha o nome e sobrenome da criança, visto que, a educadora consegui atingir os seus objetivos, pois os aprendizes conseguiu acompanhar e desenvolver o raciocínio e a aprendizagem significativa. Já para a EJA precisa-se adequar os recurso sobre o material didático, pois trata-se de um público adulto.
Já o tempo disponível para cada atividade deu a professora maior flexibilidade para desenvolver as atividades sem presa para a realização da mesma.
A avaliação qualiquantitativa/processual oportunizou a educadora analisar e acompanhar o desenvolvimento de cada participante, observando assim quais o pontos fracos e forte de cada um(a).
Portanto, a alfabetização é o processo pelo qual se conhece as letras e a sua utilização como código de comunicação.
ATIVIDADE COM O NOME
Título: Identificando o seu nome
Tema: Leitura e Escrita: o lúdico na aprendizagem
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Nível de Ensino: 1º ano das séries iniciais Educação Básica do Ensino Fundamental
Educadora: Cácia Mirian Nunes Vieira
IDENTIFICANDO O SEU NOME
OBJETIVO: desenvolver a Leitura e a Escrita de forma lúdica, além de promover a aprendizagem significativa.
MATERIAIS: Letra da composição Gente tem sobrenome, Carteiras, etiquetas com o nome da criança, cartelas em formato de identidade, ficha com o nome completo do(a) aluno(a), tinta guache azul petróleo, caixa de sapato com tampa, cola e lápis de cor.
PROCEDIMENTO:
Na carteira do(a) aluno(a) deverá colar uma etiqueta com o nome dele(a) escrito;
Entregue para o(a) aluno(a) um papel escrito o nome igual ao da carteira e pedir que ele(a) localize e a identifique!
Explique que irão trabalhar o nome e sobrenome, e que após a leitura do texto cada um(a) receberá uma cópia do texto para que seja colorido o objeto que for identificado no mesmo.
Será entregue uma carteira de identidade para que as crianças represente a sua imagem através de um desenho, coloque a sua digital e escreva o seu nome completo.
Criara-se-á um fichário para que seja colocado as identidades.
Tempo estimado 500min; cinco encontros de 100 minutos cada ou seja, duas aulas seguidas a cada encontro sendo uma vez por semana.
AÇÃO I: Leitura com hipóteses
1. identificar as carteiras com o nome de cada participante;
2. quando as crianças forem chegagando entregue a ficha com o nome completo e solicite que encontre a carteira que está com o seu nome afixado;
3. fazer a leitura do texto “gente tem sobrenome”;
4. entregar o texto para cada um(a) e repetir a leitura;
5. pedir para que preste atenção e acompanhe a leitura;
6. solicite que ele(a) localize no texto o nome das coisas e colorir de rosa;
7. idem o nome das flores colorir de vermelho e laranjado;
8. idem o nome dos brinquedos este deve ser colorido com a cor da sua imaginação;
9. idem as coisas gostosas colorir de azul.
AÇÃO II: Localizando-se na sala
1. trocar os nomes de lugar e peça para que cada um(a) localize a carteira que tem o seu nome, conforme esta escrito na ficha;
2. relembrar o texto e fale sobre o nome e a importância do sobrenome;
3. solicite
...