O CONTEXTO EMPRESARIAL:
Ensaios: O CONTEXTO EMPRESARIAL:. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leidi_dada • 1/5/2014 • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 204 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
1 INTRODUÇÃO
Em um mercado cada vez mais competitivo e com os avanços das tecnologias, e com os mercados cada vez mais globalizados, as organizações buscam estratégias e metodologias para uma melhoria eficaz ao longo dos tempos. Melhorando cada vez mais para assegurar sua sobrevivência a longo prazo.
Este estudo visa esclarecer dentro dos novos conceitos empresariais e dentro das funções administrativas, quais os tipos de conceitos e formas de estudo de mercado, atendendo as demandas em função das ofertas. Apresenta os tipos de mercado e seus respectivos conceitos.
2 DESENVOLVIMENTO
O contexto empresarial é de certo modo influenciado por forças internas e externas ao ambiente organizacional. As organizações devem estar atentas e acompanhar as constantes mudanças e tendências do ambiente externo, para que as elas possam avaliar e medir seus impactos. As organizações devem também atentar-se para as forças internas, (Financeiras, Humanas e Tecnológicas), pois elas também, apesar de maior controle, sofrerão impacto das forças externas. Dessa forma, todas as empresas devem ter Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Os fatores externos tem uma característica dinâmica e de pouco controle direto pela empresa. Com a crescente abertura dos mercados e a globalização, o ambiente externo está ganhando proporções cada vez maiores (SILVA, 2013, p. 150).
2.1 - CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
As organizações buscam e almejam futuros estáveis, para isso é necessário que seja analisado o presente, somente assim será possível chegar a um futuro promissor. Para que as organizações alcancem seus objetivos, é necessário que seja feito um planejamento. Planejar é determinar as metas e os objetivos a serem alcançados pela organização. O planejamento está presente nas organizações em alguns níveis (estratégico, tático e operacional). Além de planejar é necessário que tudo seja organizado, pois sem organização não chegamos aos nossos objetivos e metas. Organizar é definir as atividades que serão desenvolvidas, determinar as pessoas qualificadas para a realização das atividades e identificar e alocar os recursos certos e necessários para cada fim. Após é necessário que se tenha direção, pois somente assim será possível fazer com que todas as pessoas envolvidas no processo estejam trabalhando e focados em prol de um único objetivo final, nessa fase as funções de liderança são as principais para que os grupos envolvidos com as atividades sejam orientados e motivados. A melhor forma de medir se tudo que se foi planejado está sendo feito, é controlando os processos afim de verificar se os objetivos traçados estão sendo alcançados e se caso seja necessário, realizar ajustes para que sejam atingidos os objetivos finais. O principal teórico e desenvolvedor das funções administrativas foi Henry Fayol, e seus maiores contribuintes foram Taylor e Ford. Fayol acreditava que uma empresa deveria funcionar como um todo único, que deveria ser cuidada de cima para baixo. As funções administrativas sofreram constantes mudanças ao longo dos tempos, com as crescentes tecnologias e mudanças nas formas de produção, vendas, logística e mudanças contábeis e financeiras, tanto as teorias quanto a prática foram obrigadas a se adaptarem as novas realidades.
2.2 - CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Entendemos como Patrimônio, o conjunto de bens, direito e obirgações vinculados a uma entidade num determinado momento, suscepitíveis a avaliação economica. “Entende-se por bem as coisas úteis capazes de satisfazer ás necessidades das pessoas ou das empresas.” (IUDÍCIBUS; MARION; PEREIRA, 2003, 31 p.)
Representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Se uma empresa compra uma máquina, esta representa um bem de sua propriedade, portanto um ativo. Por outro lado, se uma empresa paga determinada quantia, digamos, pela patente de uma invenção, ela passa a ter o direito sobre essa invenção. Assim uma patente representa um direito, logo um ativo. Quando uma empresa adquire um veículo para pagamento a prazo, a posse do mesmo representa um ativo, mas por outro lado, a empresa passa a ter uma obrigação para com a pessoa ou empresa que vendeu o veículo. Assim ela passa a ter uma obrigação, que representa um passivo exigível. O patrimônio líquido de uma empresa representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio.
2.3 - FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS:
No inicio toda organização exige a disponibilização de recursos financeiros para que ela possa se estabelecer, se manter e crescer. Os sócios podem disponibilizar esse capital para a empresa através de recursos próprios ou de fontes externas. O capital próprio é o recurso que empreendedor tem a disposição, seja por meio de poupança ou bens próprios. Seu uso deve ser priorizado para o capital de giro, visando o período inicial onde as vendas não superam as despesas. Os recursos próprios não devem ser utilizados como capital para investimento inicial, deve priorizar os recursos para manter a empresa funcionando, que envolve as despesas como, locação, colaboradores, telefone e publicidade. Geralmente o capital inicial é limitado, dessa forma o empreendedor pode recorrer às fontes externas, que podem ser empréstimos e financiamentos bancários, programas de subvenção, investidor externo ou financiamento colaborativo.
2.4 - ANÁLISE DE MERCADO:
A análise de mercado é a melhor maneira para se descobrir se o projeto da empresa vai se concretizar, e uma análise de mercado para que seja bem feita, deve-se levar em consideração os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Análise de mercado consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a necessidade de utilizar produtos e serviços que a empresa pretende oferecer. É preciso entender que nem sempre o resultado da análise vem a curto prazo, para se obter melhores resultados, o ideal é que ela seja iniciada na fase de planejamento do serviço ou produto ofertado, isso faz com que os riscos sejam menores e que a empresa conheça melhor seu produto, serviço e marca. Existem diversas formas de se realizar essa análise, elas ajudam a conhecer melhor o perfil e as necessidades dos futuros clientes, e assim encontrar a melhor direção que o projeto deverá
...