O Calor Sensível e Calor Latente
Por: 04041 • 29/11/2016 • Relatório de pesquisa • 2.506 Palavras (11 Páginas) • 1.159 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
LABORATÓRIO DE CALOR E ONDAS
SÃO LUÍS – MA
2016
UNIVESIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
JOÃO MARCOS DOS SANTOS DOURADO
CALOR SENSÍVEL E CALOR LATENTE
Relatório Referente Ao ProcedimentoExperimental Realizado No Dia 29.03.2016, Na disciplina‘Laboratório De Calor E Ondas’, ministrada Pelo Professor Pestana.
SÃO LUÍS – MA
2016
SUMÁRIO
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1. CALOR
3.1.1.TEMPERATURA E CALOR
3.2. QUANTIDADE DE CALOR
3.3. CALOR ESPECÍFICO E CAPACIDADE TÉRMICA 6
3.4 TRANSFERÊNCIA DE CALOR
3.5. CALOR SENSÍVEL E LATENTE 7
3.5.1. Calor Sensível 7
3.5.2. Calor Latente 7
3.6. CURVA DE AQUECIMENTO – CALOR SENSÍVEL E CALOR LATENTE 8
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 8
4.1. MATERIAL 8
4.2. PROCEDIMENTOS 9
5. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 15
RESUMO
Na aula laboratorial foi feita uma apresentação teórica sobre a execução do procedimento experimental, acerca de aquecimento e resfriamento. Em seguida, foram colocados em prática dois experimentos para que fosse possível comparar o desenvolvimento de tais processos. O objetivo da prática era relacionar calor, temperatura, calor sensível, calor latente, transferência de energia térmica.
1. INTRODUÇÃO
Quando um corpo recebe certa quantidade de energia térmica, pode ter uma variação na sua temperatura ou em seu estado físico (sólido líquido e gasoso). A variação da temperatura ocorre em razão do aumento da agitação das partículas constituintes do corpo, nesse caso a quantidade de calor que o corpo recebeu é denominada de calor sensível. Se caso o corpo mudar de estado físico à temperatura constante, dizemos que a quantidade de calor é denominada de calor latente.
Os estudos de Joule e Clausius levaram ao atual conceito de calor, uma forma de energia que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura entre eles. Assim, calor é energia em trânsito de um corpo para o outro, não sendo correto conceitualmente dizer que um corpo “possui” calor. O que ele possui é energia interna, associada ao movimento de suas partículas, relativamente livres em gases e líquidos ou oscilando em torno de pontos fixos, nos sólidos. Como o calor é uma forma de energia, no Sistema Internacional de Unidades (SI), sua unidade de medida é o Joule (J). No entanto, ainda é comum o uso de uma unidade que era utilizada na época da teoria do calórico: a caloria.
1 cal = 4,18 J.
2. OBJETIVO
- Definir e diferenciar Calor Sensível e Calor Latente.
- Definir e diferenciar Ponto de Fusão e Ponte de Ebulição.
- Aplicar métodos de calibração de termômetros.
- Aplicar os pontos de Fusão e de Ebulição em separação de misturas líquidas.
- Compreender a Lei de Resfriamento de Newton
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1. CALOR
Chama-se calor a energia transferida de um corpo para outro (podendo ser espontânea ou não) em razão da diferença de temperatura entre os corpos envolvidos, ou seja, calor é a energia térmica em trânsito.
A unidade de calor no Sistema Internacional de Unidades é o joule (J), em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule. No entanto, a unidade mais comumente utilizada no cotidiano é a caloria, simbolizada por cal. Essa unidade é definida da seguinte forma:
A caloria é definida como a quantidade de calor capaz de variar em 1°C a temperatura de 1g de água. A relação entre essas duas unidades, 1 cal = 4,18 J, foi estabelecida por Joule com base em seus experimentos.
3.1.1. TEMPERATURA E CALOR
Temperatura e calor são conceitos fundamentais da Termologia (área da Física que estuda os fenômenos associados ao calor, como a temperatura, dilatação, propagação de calor, etc.). Apesar de serem comumente confundidos por estarem associados, possuem definições diferentes.
A temperatura é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. A temperatura será maior, à medida que as moléculas estejam mais agitadas.
Para medir a temperatura é necessário um instrumento de medição chamado de termômetro. Este pode estar nas escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit.
Calor, energia térmica em trânsito, equivale à energia que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Se a transferência for espontânea, ocorrerá do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.
...