O Custo de Estoque da Fabrica
Por: Lucas José Santos da Silva • 2/11/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 834 Palavras (4 Páginas) • 145 Visualizações
VSM – Conceitos
- O que é valor do ponto de vista da relação entre empresas e clientes ?
R = O Valor do ponto de vista do cliente é os atributos que ele espera receber para atender suas expectativas onde pode ter uma função, conforto, satisfação ou status.
- O que é o fluxo de valor ?
R = O fluxo de valor é toda a ação, que agrega valor ou não necessária para produzir um produto desde a extração da matéria prima até entregá-lo a o consumidor final.
- Existem três tipos de fluxos de valor que podem ser mapeados numa empresa. Quais São ?
R = Fluxo de Materiais
- Recepção dos fornecedores;
- Movimentação interna nos processos;
- Entrega aos clientes.
Transformação
- Avaliação dos processos que levam ao produto final;
- Verificação da capabilidade dos processos;
- Análise do fluxo de produção;
- Aplicação dos conceitos e ferramentas para produção em conceito Lean;
- Análise de potenciais de melhoria nos processos.
Fluxo de Informação que suporta e orienta o fluxo de materiais e transformação
- Como chega o pedido até a produção;
- Como acontece a chamada de peças;
- Quando e qual volume deve ser produzido;
- Qual o relacionamento entre os sub processos.
- Quais são as etapas do mapeamento do fluxo de valor ?
- Definição
- Componentes
- Desenhar um Mapa de Fluxo de Valor (Nele Vamos Identificar a Família do Produto, Desenhar o Processo Atual, Avaliar o fluxo de valor atual, Criar o estado futuro do mapa, criar o plano de ação).
- Mapeamento do fluxo de Valor
- Vantagens de realizar o mapeamento do fluxo de valor
- Explique os passos para elaboração do Mapa do Fluxo Valor Atual.
- Iniciar o mapa do seu estado atual coletando as informações enquanto caminha diretamente junto aos fluxos de material, transformação e informação Uma rápida caminhada/passada por todo o fluxo de valor.
- Começar pela ordem inversa! É interessante iniciar pelos processos que estão diretamente ligados as demandas do cliente, são eles que devem definir o ritmo dos processos anteriores.
- Não tomar como base para seu mapa tempos padrão ou documentados, leve seu próprio cronômetro ao chão de fábrica para mensurar as principais métricas do Lean Manufacturing durante sua caminhada por todo fluxo de valor.
- Fazer sempre em uma folha A3 e com lápis, pois o desenho pode sofrer muitas alterações e receber informações enquanto se caminha pelo processo;
- Não dívida o processo em pequenos segmentos, permitindo que diferentes pessoas executem uma pequena parte do mapeamento Mesmo que uma equipe esteja envolvida no projeto, busque entender o processo como um todo e mapeie você mesmo o fluxo!
- Desenhe sempre à mão e a lápis! Inicie seu rascunho durante sua análise ao chão de fábrica e o refaça posteriormente. O grande objetivo do mapeamento do fluxo não é o desenho do mapa em si, mas, sim, as informações que ele fornece.
- Explique possíveis passos para elaboração do Mapa do Fluxo de Valor Futuro. Quais são as questões chaves a serem respondidas ?
R = Durante a construção do VSM do estado futuro, nosso grande objetivo é criar um mapa no qual todo o processo produtivo ocorra de forma enxuta, com um processo que faça somente o que o próximo processo necessita e no momento em que realmente é necessário.
...