O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
Ensaios: O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 1/4/2014 • 909 Palavras (4 Páginas) • 1.569 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
NATHALIA GONÇALVES SIMÕES
O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
POUSO ALEGRE
2014
NATHALIA GONÇALVES SIMÕES
O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
Trabalho apresentado na disciplina
de língua portuguesa, na Escola Estadual
Doutor José Marques de Oliveira,
para obtenção de média parcial.
Sob orientação da: Prof. Heroana
POUSO ALEGRE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................... 04
2 DESENVOLVIMENTO........................ .............................................................. 05
3 CONCLUSÃO .......................................................................................... ..... .. 06
4 REFERÊNCIAS ................................................................................................ 07
INTRODUÇÃO
Este arquivo científico tem por finalidade expor as dificuldades do ser humano em conviver com as diferenças para um com o outro. A convivência com outros seres humanos se faz necessária, surgindo então o desafio de se conviver com as diferenças, no comportamento, nas ideias, nas condições físicas, nos relacionamentos, no modo de agir e pensar tendo em vista que não existe uma pessoa igual à outra, cada indivíduo é único no universo. E ai que está o grande problema social, aceitar o que é diferente, o que é moderno ou aquilo que foge aos padrões sociais. Devemos tentar entender apenas uma coisa: apesar das diferenças, somos todos iguais. Somos todos seres humanos.
DESENVOLVIMENTO
Num país como o Brasil, com tantas diversidades de religião, raça, origem, cultura, homossexualidade, deficiência física e mental, umas das maiores dificuldades do ser humano é aceitar e respeitar o próximo. E o nosso maior desafio é conviver com a diferença. O preconceito sempre existiu, como na época em que os negros não podiam misturar-se com os brancos, assim como os analfabetos e mulheres não podiam votar.
Aqui no Brasil essas manifestações não são tão aparentes, pois temos uma grande miscigenação de raças, culturas e religiões. Todavia, apesar desta ampla diversidade, pode-se notar atos inconsequentes e impiedosos de algumas pessoas. É difícil tirar essa mancha de preconceito que existe nos seres humanos.
Não existe em hipótese alguma, uma cultura superior ou inferior a outra. Todos têm sua cultura, individual ou coletiva. Na maioria das vezes é coletiva pois sempre está relacionada a uma terceira pessoa. A cultura de uma sociedade adquire formas diversas através do tempo e do espaço – indeterminado.
As manifestações culturais se manifesta através da sua originalidade e pluralidade de identidades que caracterizam grupos e sociedades da humanidade. Comparada com as necessidades da diversidade biológicas para a natureza, a diversidade cultural é para nós fator primordial para entendermos toda a história da humanidade. Nesse sentido, constitui um patrimônio comum de toda sociedade que tem o dever de ser reconhecida como tal, registrada e consolidada em benefícios de gerações futuras.
CONCLUSÃO
Em vista dos argumentos apresentados, conclui-se que todo e qualquer indivíduo tem seu jeito e suas particularidades e as diferenças existem sim, e é inevitável não conviver com ela, mas não impossível se soubermos lidar, aprender, conhecer histórias, costumes e culturas, tirando desses conhecimentos grandes experiências de vida. Desta forma, com tantas diferenças existentes, uma coisa é certa, todos tem perante a constituição os mesmos direitos e deveres a cumprir, nos tornando relativamente iguais. Assim, se o preconceito for vencido e o grande desafio superado, teremos um mundo mais justo e igualitário, sem ofensas e rivalidades.
REFERÊNCIAS
INTERNET
ALMEIDA, Lucas. 06 de julho 2013.
Disponível em: <http://paposdaraposa.blogspot.com.br/2013/07/o-desafio-de-se-conviver-com-as.html />. Acesso em: 10 de março 2014.
CASTRO, Gleyson. 18 de abril 2010.
Disponível em : <http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/o-desafio-de-conviver-com-as-diferencas-2251725.html/> Acesso em: 10 de março 2014.
GURIAURBANA. 3 de junho 2008.
Disponível em : < http://guriaurbana.wordpress.com/2008/06/03/o-desafio-de-se-conviver-com-a-diferenca/> . Acesso em: 10 de março 2014.
...