TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gigante Acordou

Artigos Científicos: O Gigante Acordou. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 12

Através do seguinte trabalho apresenta-se como elaborar um projeto transdisciplinar, as propostas dos referencias curriculares, um projeto transdisciplinar realizado em uma escola que obtiveram um bom resultado, um projeto elaborado pelo grupo que também fala do meio ambiente em especial o lixo eletrônico.Muitas discussões são feitas sobre o aquecimento global, mas o planeta continua convivendo com seus efeitos danosos. Como contraponto, o mundo discute formas de desenvolvimento sustentável, procurando tornar possível a harmonia entre o modo de produção atual e a necessária perpetuação da vida na Terra. As alternativas que buscaremos para os dias de hoje, serão estas discutidas com os alunos. Auxiliando no desenvolver de questionamentos, juntos proporcionaremos esclarecer duvidas e concretizar ações.

PROJETO EDUCATIVO

Projeto: nome / título

Justificativa: Elaborar um projeto que de preferência seja alguma situação real que precise de ajuda, problemas existentes na escola, na comunidade, na cidade ou em qualquer lugar do mundo. Com certeza para as crianças, uma temática mais próxima do cotidiano delas, será mais acessível, mobilizadora e consequentemente o resultado será mais satisfatório para ambas as partes.

Objetivos:Os professores responsáveis pelo projeto e a turma de alunos decidem o tema, as ideias, o que fazer para resolver a questão escolhida para o projeto, uma mobilização, como chamar a atenção do público alvo, o que fazer para diminuir o problema ou até mesmo solucioná-lo.

Objetivos específicos:detalhamento do objetivo geral deve ser formulado, atendendo aos seguintes critérios:definir as ações a serem cumpridas, identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, o que será feito e de que forma para o desenvolvimento da temática do projeto.

Metodologia e estratégias de ação: de acordo com as orientações dos professores quais serão os procedimentos necessários para desenvolver um projeto com um resultado satisfatório, os locais onde vão realizar atividades externas e qual a maneira correta para a realização de determinada tarefa, o que cada grupo irá fazer e o que será feito em cada disciplina escolhida para integrar o projeto.

Avaliação: Os professores irão definir as etapas que se encaixam melhor em sua disciplina, os prazos para a conclusão de cada tarefa, o desenvolvimento de cada grupo e os resultados obtidos por eles e darão a nota.

A transdisciplinaridade é um excelente método de ensino porque tanto os professores quanto os alunos trabalham em equipes, os alunos é claro terão mais dificuldade porque dependem muito uns dos outros, já a maioria dos professores aprenderam como se trabalha em equipe e são responsáveis apenas pela organização de ideias para serem aceitas ou não pelo grupo do decorrer do projeto. Todo trabalho é feito pelos alunos é claro que sobea supervisão e orientação dos educadores.Revista Online de iniciativa do Portal do Professor, do MEC (transdisciplinaridade na escola).

Ouse aventurar-se em atividades transdisciplinares, pois com certeza todos sairão ganhando: o professor terá mais liberdade para criar suas atividades, sem se prender ao livro didático; os alunos apreenderão de forma significativa seus conteúdos, incorporando-os; a escola se tornará dinâmica e pertencente à comunidade da qual faz parte!

PROPOSTAS DE CURRÍCULOSDAEDUCAÇÃOBÁSICA

Cada escola se depara com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma. O objetivo é seguir o referencial curricular sem fugir de possíveis necessidades extras dos alunos. Entretanto, existem componentes que são indispensáveis na elaboração de um projeto. A seguir,estão alguns desses componentes:

Conteúdos Curriculares:

Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino-aprendizagem. Deve ser considerada tanto a forma de apresentar os conteúdos, incluindo-se aí a escolha das técnicas de ensino, adequação do material pedagógico e distribuição do tempo na sala de aula, como também o domínio e a definição dos conteúdos de cada disciplina pelos professores.

Recursos Didáticos:

Eles podem ser divididos entre aqueles utilizados em sala de aula (quadro de giz, livro didático, materiais impressos, etc) e aqueles essenciais ao funcionamento adequado das instalações pedagógicas como biblioteca, sala de leitura e sala de tecnologia. A definição do material didático destinado à sala de aula deve ser formulada pelos professores e inclui a adequação deste material às necessidades do ensino-aprendizagem.

Recursos e atuação dos professores:

Além de dispor de um perfil de professores capaz de atender às disciplinas dos diferentes ciclos, a escola deve distribuir seus docentes por ciclos, turnos e disciplinas. A previsão do quadro docente deve incluir a substituição daqueles que se afastam por motivo de licença, de saúde etc, e o desempenho dos professores deve ser analisado de modo abrangente, incluindo questões ligadas ao absenteísmo e baixa motivação, entre outras.

Reformas e melhorias nas instalações da escola:

A conservação das instalações escolares e a existência de um ambiente agradável têm se revelado como um dos determinantes do sucesso escolar. Por esta razão, a escola deve dedicar atenção e recursos à manutenção do prédio e dos equipamentos, realizando as obras e consertos necessários.Esta ação age também comoum exelente estimulo para os alunos.

Avaliação da aprendizagem:

Discutir e rever os objetivos da avaliação e os procedimentos empregados, considerando que a avaliação deve ser sistemática e gerar as informações necessárias para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é preciso discutir a combinação dos instrumentos utilizados (provas e testes, tarefas de casa, desenvolvimento,participaçãoetc),o processo de avaliação só se completa quando os professores reformulam suas práticas de ensino.

MEIO AMBIENTE UMA TEMÁTICA EXTRACURRICULAR

A necessidade de se trabalhar com o tema transversal “meio ambiente” é reforçada pela Lei Federal nº 9795/99 que, ao tratar da política nacional de educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com