O Impacto Social da Dislexia
Por: Ariane Badaró • 9/3/2020 • Ensaio • 364 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
A escola é o lugar onde aprende-se, entre outras coisas, a socializar. Durante esse período é imprescindível o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos a fim de detectar bloqueios que podem dificultar o progresso do estudante.
A dislexia, principalmente quando não diagnosticada, causa um grande impacto social e emocional no disléxico. Suas frustrações na aprendizagem podem acarretar baixa autoestima, inseguranças e problemas na socialização. Cobranças excessivas vindas do professor e humilhações de seus colegas de classes são algumas das coisas que podem ocorrer por causa dos obstáculos causados pela dislexia. Estes problemas emocionais são extremamente prejudiciais à vida escolar.
Uma pesquisa realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie divulgou preocupantes dados que revelam o grande impacto da dislexia no âmbito escolar. Alunos diagnosticados com dislexia sofreram um abalo considerável em seu senso de autoconfiança e autoestima, causado principalmente pela grande exposição quando não conseguia concluir as atividades tão rápido quanto seus colegas de classe, fazendo-o sentir-se inferior. Além disso, a ideia de serem julgados como “burros” os afeta profundamente. Se não tratados, esses sintomas podem gerar comorbidades como transtorno de ansiedade e depressão.
O professor deve sempre lembrar que o aluno disléxico é um educando como qualquer outro, estes não são menos capazes, pelo contrário, podem ser até mais inteligentes que os “normais” . O tratamento do disléxico deve ser espontâneo, pois o tratamento diferenciado pode aumentar o preconceito. Também é preciso se atentar à integração dos alunos desses alunos. Muitos disléxicos tem boa habilidade social, porém atividades em duplas ou em grupo podem causar uma exposição indesejada pelo aluno e devem ser evitadas.
ASSOCIAÇÃO Brasileira de dislexia. Como interagir com o disléxico em sala de aula. 28 set. 2016. Disponível em:
CARCERES, Patricia Cristina Pinto; COVRE, Priscila. Impacto do diagnóstico precoce e tardio da dislexia - compreendendo esse transtorno. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 35, n. 108, p. 296-305, dez. 2018 . Disponível em
Reckziegel, Vanessa Angélica; Stein, Denise. DISLEXIA E SEUS IMPACTOS NA VIDA ESCOLAR E SOCIAL. Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, v.8, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <https://docplayer.com.br/26823854-Dislexia-e-seus-impactos-na-vida-escolar-e-social.html> Acesso em: 30 nov. 2019
...