O Rei Leão
Por: 29761959864 • 22/8/2021 • Projeto de pesquisa • 770 Palavras (4 Páginas) • 138 Visualizações
A jornada do herói, que também é conhecida como Monomito, foi um conceito introduzido pelo escritor Joseph Campbell no livro O Heroi de Mil Faces e que foi dividida em doze partes, mostrando assim um herói que parte em uma aventura e retorna transformado.
O filme inicia com o primeiro estágio, o mundo comum. O primeiro estágio serve como uma contextualização de como as coisas são enquanto tudo está bem. No caso do filme O Rei Leão, as cenas iniciais mostram todos os animais que pertecem ao reino de Mufasa indo em direção ao encontro geral onde o rei pretende apresentar seu filho, Simba. As mesmas cenas que mostram a ida dos animais, também serve para mostrar o bem-estar do reino com o uso de cores vibrantes, a energia do sol e a paz que existe no reino. O diálogo entre Mufasa e Scar introduz o espectador ao que desencadeará os próximos passos da jornada de Simba:
Scar: Eu era o primeiro da fila. Até que nasceu a bolinha peluda.
Mufasa: A bolinha peluda é meu filho e seu futuro rei.
Scar: Ahn, eu tenho que treinar reverência?
Mufasa: Não dê as costas pra mim, Scar!
Scar: Oh não, Mufasa, mas é melhor você não dar as costas pra mim.
O mundo comum é apresentado a Simba por Mufasa como “tudo aquilo que o sol toca” e Simba repara que há uma parte escura, Mufasa o alerta para nunca ir lá, e que esse lugar fica além da fronteira. O diálogo acima mostra traços da personalidade traiçoeira de Scar e o que o levou a incitar o sobrinho a ir na parte escura além da fronteira, livrar-se de Simba significava voltar a ser o próximo da fila.
A segunda parte é o chamado à aventura, no qual um problema ou desafio é apresentado ao herói e ele é forçado a sair da sua zona de conforto. Essa segunda etapa se inicia a partir do momento em que Simba reencontra Nala e ela lhe diz que ele deve voltar e reclamar seu direito ao trono.
A terceira etapa da jornada do herói é a recusa ao chamado, que se dá no mesmo momento do reencontro com Nala e Simba se recusa a voltar, visto que este sente que foi o culpado pela morte de seu pai, um rei tão querido por todos. Essa recusa só é superada com o início da quarta parte que é o encontro com o mentor, e este o ajuda a perceber que faz parte do seu destino tornar-se rei. O mentor aparece na pele de Rafiki, que mostra para Simba que Mufasa continua vivo dentro dele, o que o faz olhar para dentro de si e enxergar o pai lembrando-lhe de sua origem e de seu dever como rei. A superação da recusa ao chamado fica explícita pelo diálogo de Simba com Rafiki:
Rafiki: Mas o que é isso... Ah, o tempo está estranho, você não acha?
Simba: É, o vento deve estar mudando...
Rafiki: Ahhhhh, mudar é bom...
Simba: É, mas não é fácil. Eu sei o que eu tenho que fazer, mas... Se eu voltar, tenho que enfrentar o meu passado... Eu tenho fugido há tantos anos...
A quinta etapa é o cruzamento do limiar representada pelo retorno de Simba, onde ele percebe que não pode mais continuar fugindo do seu destino e finalmente
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