O Sistema Do Funcionamento Do Pórtico
Por: lucasmiranda1995 • 24/9/2023 • Trabalho acadêmico • 2.776 Palavras (12 Páginas) • 48 Visualizações
[pic 1]
Etec Martin Luther King
CURSO TÉCNICO MECÂNICA
SISTEMA DO FUNCIONAMENTO DO PÓRTICO
SÃO PAULO
2023
Adriano Da Silva Oliveira
Lucas Henrique de Jesus Miranda
Luiz Carlos Gomes da Silva
Marcos Aurélio Barbosa Santos
Marcos Oliveira Sousa
Moises Duran Franco
Wellington Da Silva Santos
SISTEMA DO FUNCIONAMENTO DO PÓRTICO
SÃO PAULO
2023
1. INTRODUÇÃO
Com o crescimento industrial, algumas empresas tiveram que atualizar seus processos produtivos para continuarem no mercado, uma destas atualizações é a adaptação de seus equipamentos para facilitar a movimentação de materiais e produtos. Com isso foram instaladas nas empresas as pontes e os Pórticos Rolantes com o intuito de diminuir tempo e facilitar a movimentação de materiais. O pórtico rolante é uma estrutura móvel composta por um par de cabeceiras e uma ou duas vigas onde ocorre o deslocamento da talha elétrica. A ligação sobre as cabeceiras e a viga é feita com uma estrutura metálica. Atualmente para cada tipo de situação encontrada, tipo de material a ser transportado e ramo da indústria, existe um equipamento específico, que promove a movimentação da melhor forma possível.
Na realização da confecção do projeto, poderão ser encontradas algumas adversidades como na montagem da estrutura, que será solucionada com estudo do processo. Ainda poderá ocorrer o rompimento do cabo de aço e como resolução dimensionar o diâmetro do cabo com relação ao peso. Se as rodas, rolamentos ou flanges das rodas começarem a se desgastar ou quebrar prematuramente, pode ser uma indicação de que a grua está inclinada e não está rastreando corretamente o sistema de pista. A inclinação da grua pode causar desgaste excessivo e tensão nas rodas, mas também nas vigas da pista e nas estruturas de apoio. Nos controles suspensos e controles de rádio, os botões ou alavancas podem ficar grudados ou não responderem ao longo do tempo. O controle pode precisar ser substituído ou consertado para corrigir quaisquer problemas com o funcionamento dos botões. Um gancho é projetado para segurar uma carga em uma direção particular e precisa. Quando o peso não é suportado como pretendido pelo gancho, ele compromete a integridade interna do gancho e pode aumentar a chance de dobrar, esticar ou rachar. A carga também pode escorregar do gancho se ele esticar a abertura da garganta.
O Projeto Pórtico trata-se de uma movimentação de carga, que é desenvolvido com um designe versátil e arrojado, com estruturas que permitem o deslocamento de grandes volumes em pequenos locais. Melhorando assim, a organização dos espaços, facilitando o fluxo dos operários, bem como, o escoamento das mercadorias.
2. METODOLOGIA
Pesquisou – se através de sites na internet, projetos sobre o pórtico e preços de componentes e materiais, que serão utilizados na montagem, viabilizando tempo de serviço e funcionalidade. Ainda se consultou por meio de catálogos específicos de motores para ser utilizado na movimentação das cargas. Conversou-se com os professores a possibilidade da construção do projeto dentro das propriedades escolares. Foi conversado entre os integrantes com experiência profissional a possibilidade de ensinar e auxiliar os inexperientes. Foram examinadas empresas afins que fosse possível encaixar o projeto nas pequenas e grandes empresas dentro mercado. Ainda foram adquiridas algumas experiências através do contato de profissionais da área, onde orientaram a respeito da confecção da estrutura, dimensões e especificações técnicas de componentes.
3. OBJETIVO
3.1 Objetivo geral
O escopo deste trabalho visa a elaboração do projeto pórtico, objetivando o carregamento e descarregamento na movimentação de cargas que serão levadas ao operador.
3.2 Objetivos específicos
- Avaliar a Estrutura e resultados através das cargas;
- Verificar quais são materiais mais adequados para estruturalmente criar o pórtico;
- Considerar a melhor resistência mecânica;
- Melhorar custo;
- Planejar as ações;
- Adquirir ferramentas;
- Desenvolver o projeto;
- Realizar orçamentos;
- Obter mão de obra;
- Realizar o desenho no autocad.
4. HISTÓRICO
Em 1898 é produzido o primeiro grande pórtico rolante elétrico. Ele tem uma capacidade de carga de 12,5 t com um vão de 11,5 m.
Em 1964 é desenvolvida a primeira gama completa de pontes rolantes normalizadas. Por meio de tipificação e estandardização é possível um fabrico racional de alto nível.
Em 1984 lançamento do sistema de pontes rolantes ligeiras KT 2000. Este sistema modular sofisticado de carris, diferenciais, carros, etc., pode ser utilizado de forma flexível para aplicações simples e para soluções automatizadas de fluxo de material.
Em 1991 duplicação da capacidade na fábrica de pontes rolantes de Ettlingen por meio de técnica de processos inovadora.
Em 2006 inícios de uma nova era: é apresentada e lançada no mercado a técnica inovadora de pontes rolantes com prática linha de contacto, ou seja, sem cabos móveis.
Em 2010 o novo conceito – CraneKits para construtores de pontes rolantes – mantém razoável o esforço de planeamento e torna a execução da encomenda eficaz e económica.
Em 2013 lançamentos dos sistemas de ponte rolante ligeira KS e KA.
5. NECESSIDADE DO PROJETO
Mediante a ausência de materiais didáticos para elucidar alguns elementos de máquinas, há a necessidade da elaboração do projeto pórticos rolantes que são equipamentos versáteis, indicados para a movimentação de cargas pesadas em pequenas e grandes empresas. Os principais equipamentos desse projeto são as estruturas metálicas, motor, rolamentos, cabos de fios para sua funcionalidade, que apresentará baixo custo, auxiliando pequenos empreendedores e oficinas pequenas. O desenvolvimento deste equipamento serve para fácil manuseio, e tem como objetivo, compreender a sua funcionalidade.
...