O Trabalho de História
Por: CarolinaDiasf • 3/10/2019 • Trabalho acadêmico • 303 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
Trabalho de História
Situação política, econômica e social no brasil (1988-1991)
Gabriel Augusto
Nestes anos aconteceram várias mudanças relevantes tanto para política como também para o contexto social e econômico do brasil que serão listados a seguir:
No ano de 1988:
- Em 3 de agosto o fim da censura e da tortura, além da liberdade de expressão intelectual e de imprensa no país, é aprovado, por um voto de 313 a 5, pela Assembleia Nacional Constituinte criada em 1987.
- Em 5 de outubro é promulgada a nova Constituição brasileira, conhecida como Constituição Cidadã, pela Assembleia Nacional Constituinte.
No ano de 1989:
- Em 16 de janeiro entra em circulação a unidade monetária brasileira o cruzado novo, O cruzado novo foi consequência da reforma monetária promovida pelo Plano Verão, instituído pelo ministro Maílson da Nóbrega.
- Em 15 de novembro são realizadas as primeiras eleições presidenciais diretas desde 1960 no qual o vencedor é Fernando Collor de Mello se tornando o 32° presidente do Brasil.
No ano de 1990:
- Em 3 de abril o Congresso Nacional do Brasil aprova as primeiras medidas do Plano Collor, que é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello, quando foi substituído pelo Plano Real.
No ano de 1991:
- Em 11 de janeiro o Presidente Fernando Collor de Mello assina o decreto n° 1, também conhecido como Lei dos Royalties, que regulamenta o pagamento de royalties aos municípios produtores de minério e de energia elétrica.
Conclusão:
Nessa faixa de tempo, houveram muitas mudanças significativas principalmente politicas no Brasil, principalmente pela volta do voto direto que não acontecia desde 1965. Além de haver uma mudança econômica grande através da introdução da moeda “cruzado novo” introduzida em 1989. Além das mudanças sociais proporcionadas através do fim da censura e da tortura praticadas desde 1964 na ditadura.
...