O Trabalho de Historia
Por: Pedro Barbosa • 18/12/2022 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 88 Visualizações
Organização Internacional do Trabalho
Professor: Ismar Barbosa Leite
Aluno: Pedro Antônio da Silva Barbosa
Turma:2005
Disciplina: Sociologia
Respostas dos Exercícios:
- O que é trabalho?
Trabalho é qualquer atividade que envolva a natureza ou produz bens e serviços, independentemente da existência formal
- Faça um resumo histórico do trabalho.
Antiguidade, por volta de 300 a.C. no Egito, escravidão coletiva (faráo), era a encarnação do próprio deus que comandava o trabalho e a preservação da vida.
Antiguidade Ocidental: Grécia/Roma: Escravismo individual como modo de produção asiático nas sociedades hidráulicas (próximas e dependentes de grandes rios).
Idade Média (Europa): Surge a servidão e o feudo é o centro de toda a atividade humana. Servo é diferente do escravo. Relação de senhores e servos.
Idade Moderna/Contemporânea: Revolução comercial com grandes navegações (XV/XVI) e, posteriormente, a revolução industrial (século XVII/XIX), surge e se consolida o modo de produção capitalista, ideia do trabalhador livre, e que o mercado seria uma grande mercadoria regulado pelo mercado. O trabalho passou a ser o grande gerador de riquezas. As transformações técnicas trazidas pela revolução industrial, levaram ao desenvolvimento das cidades e do capital industrial, tornando-se hegemônico no séc. XIX, produzindo uma reorganização da economia mundial e o fim dos impérios absolutistas.
- O que é Fordismo?
Fordismo é a produção em massa com a padronização (tanto das tarefas quanto das produções). Articula inovações técnicas e organizacionais para “ otimizar “ (produzir mais com menos recursos) empregado por Henry Ford em sua fábrica de automóveis nos EUA.
- O que e Taylorismo?
Taylorismo é o modelo criado pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor para treinar os trabalhadores para alta produtividade, pelo uso eficiente do tempo, divisão de atividades, separação entre concepção e execução de tarefas com economia de movimentos exercidos em cada função. Nesse modelo japonês de produção, o processo e o trabalho é flexibilizado: a mão de obra é multifuncional, ou seja, deve-se adequar a diferentes funções, há controle visual da produção final e a produção é estabelecida, segundo a demanda e a necessidade de produtos personalizados.
- O que é reestruturação positiva?
Chama-se reestruturação positiva o que veio da Europa 1970/1990, chegou ao Brasil em 1990, período marcado por ajustes políticos e sociais nas relações de trabalho. Somos ainda uma sociedade estruturada pelo trabalho, socialmente organizado. Novas tecnologias extinguiram postos de trabalho, e criaram outros.
- O que é desemprego estrutural?
É o resultado das mudanças na estrutura da economia, embora tenha empregos ele não atende as demandas. Um exemplo disso são as tecnologias na agricultura provocaram êxodo rural.
...