O USO DA TECNOLOGIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Artigo: O USO DA TECNOLOGIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: belbernardi • 14/10/2013 • 9.385 Palavras (38 Páginas) • 698 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
CURSO DE PEDAGOGIA
ELIZANGELA CÉLIA CARVALHO DE ALMEIDA
ENIILSE APARECIDA MAIA DA SILVEIRA
O USO DA TECNOLOGIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
RESENDE/RJ
2011
ELIZANGELA CÉLIA CARVALHO DE ALMEIDA
ENILSE APARECIDA MAIA DA SILVEIRA
O USO DA TECNOLOGIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Monografia apresentada à Associação Educacional Dom Bosco, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Curso de Pedagogia, como requisito parcial para a obtenção do Título de Licenciado em Pedagogia em outubro 2011.
Orientadora: Profª Ms.c Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves
RESENDE/RJ
2011
ELIZANGELA CÉLIA CARVALHO DE ALMEIDA
ENILSE APARECIDA MAIA DA SILVEIRA
O USO DA TECNOLOGIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Monografia apresentada à Associação Educacional Dom Bosco, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Curso de Pedagogia, como requisito parcial para a obtenção do Título de Licenciado em Pedagogia, outubro de 2011.
BANCA EXAMINADORA
______________________________________________________________
Profª Ms.c Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves
Orientadora
______________________________________________________________
Profª Doutora Nilza Magalhães Macário
Convidada
APROVADAS COM A NOTA:__________
Resende, 29 de outubro de 2011.
Este trabalho é dedicado primeiramente a Deus que nas horas mais difíceis esteve sempre ao meu lado e depois a família, principalmente a minha mamãe pelo apoio que me foi dado em toda minha trajetória. E aos amigos que sempre deram aquela palavra positiva.
Dedico este trabalho aos meus filhos que foi o grande incentivo, pois pensando em uma vida melhor para eles que perseverei até fim, mesmo com tantas dificuldades. A tia Maria que sempre me deu aquela força. A todos que falaram que não a conseguiria. Ao maridão por ter cuidado com carinho dos bens mais valioso que são o Matheus e Marie. A eles que são a razão do meu viver, filhos amados.
Elizangela Célia Carvalho de Almeida
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, o grande responsável, por nossa existência.
Ao meu esposo Francisco, por cuidar carinhosamente, todas as noites, de meus filhos que enchem nossas vidas de alegria.
Agradecemos também aos nossos filhos, por nos darem força para não desistir, quando muitas vezes éramos pegas pelo cansaço.
Agradecemos a toda equipe de profissionais da AEDB, por sua valiosa e indispensável atenção, em todos os momentos e em especial a equipe de colaboradores da Biblioteca, por sua valiosa colaboração.
Muitas pessoas contribuíram para a realização da nossa jornada acadêmica, não sendo, portanto, possível mencionar todos que se dispuseram a ajudar, mesmo de forma indireta. O sucesso, tributamos a todos os colegas, amigos e familiares, Diretor e colaboradores da AEDB cuja participação e apoio revelaram-se fundamentais.
Por fim, à Profª MS.c Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves pelo carinho, dedicação e pelos encaminhamentos e sugestões dados a esse trabalho.
Elizangela Célia Carvalho de Almeida
Enilse Aparecida Maia da Silveira
Eu diria que os educadores são como as velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma “estória a ser contada”. Habitam um mundo em que o que vale são as relações que os ligam aos alunos, sendo que cada aluno e uma entidade “sui generis”, portador de um nome, também de uma estória, sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo pra acontecer nesse espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal...
Ruben Alves
...