O esporte como profissão Quais os cuidados que o profissional deve tomar e as devidas orientações para manter a saúde em dia
Por: CarolSantJoao • 4/8/2019 • Trabalho acadêmico • 813 Palavras (4 Páginas) • 341 Visualizações
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FEIJÃO
O esporte como profissão
Quais os cuidados que o profissional deve tomar e as devidas orientações para manter a saúde em dia
Caroline Santana de João Nº 04
1º ano B
Sumário
Esporte como profissão | ............................................................... | 03 |
Cuidados que o profissional deve tomar e as devidas orientações para manter a saúde em dia | ............................................................... | 04 |
Referências bibliográficas | ............................................................... | 06 |
Esporte como profissão
O esportista é toda a pessoa que se dedica a um esporte específico, seja de forma amadora ou profissional. A busca por uma atividade física com a finalidade de sair do sedentarismo é um bom começo e estímulo para a pessoa se identificar com determinado esporte e se tornar um futuro esportista, ainda que amador. O esportista pode atuar de modo amador, ou seja, treinar com o intuito de participar de competições e superar limites. Pode ainda dedicar-se integralmente ao esporte que escolheu a ponto de se tornar um profissional. Dessa forma o esporte será uma profissão e ele será remunerado por isso.
O hábito de praticar esportes regularmente traz inúmeros benefícios a saúda e uma melhor qualidade de vida. Além disso, o esporte pode ser levado como carreira profissional, podendo proporcionar ao atleta a reconhecimento nacional.
Tratando de esporte como profissão, infelizmente não chega a todos a oportunidade de conhecer e praticar diversas modalidades de esporte. Afinal existem até modalidades olímpicas que são desconhecidas pela sociedade em geral. Um ponto que cabe ressaltar é que os centros de treinamentos encontram-se apenas nas grandes cidades, distante de periferias e cidades do interior, o que contribui para exclusão de uma grande massa de pessoas.
O esporte precisa ser visto de forma mais abrangente pelas autoridades competentes, criando novos centros de treinamento com piscinas, solo de ginastica artística, locais aptos a pratica de artes maciais, visando atender as áreas carentes e também realizar uma grande campanha de incentivo a pratica de esportes, alertando sobre os malefícios do sedentarismo e benefícios de se manter o corpo em movimento, é incentivar nossos jovens a se tornarem atletas.
Cuidados que o profissional deve tomar e as devidas
orientações para manter a saúde em dia
Para garantir que o atleta tenha um bom desempenho, melhorando assim seu desempenho dentro de campo ou em qualquer outra modalidade, é muito importante que ele esteja bem nutrido. Para isso, é preciso que adote uma alimentação adequada e de boa qualidade, contemplando todos os nutrientes. A dieta é fundamental para os atletas. Além de dar a energia necessária para praticar os exercícios físicos, ficar dentro do peso ideal é muito importante para evitar lesões. Antes da prática, o ideal é um prato com carboidratos de boas fontes, como alimentos integrais, verduras, legumes e frutas. Depois da atividade física, uma boa combinação de carboidratos com proteínas, para restaurar os músculos. Com a alimentação balanceada não se deve descuidar da hidratação. Como a quantidade de água eliminada pelo suor depende da intensidade e tempo da atividade física, assim como da temperatura e umidade ambientais, a defesa mais eficaz é a hidratação adequada, que ocorre pelo equilíbrio entre consumo e perda de água.
O esportista deve estar sempre atento aos cuidados com a saúde e atento aos exageros, que não combina com esporte, por isso o esportista preza por uma vida longe do abuso de álcool e de noites mal dormidas. Os atletas de que treinam duro necessitam de oito a dez horas de sono. Para aumentar a qualidade desse descanso, eles devem ir para cama antes das 23h e não utilizar computador ou assistir TV nos 30 minutos anteriores ao sono – evitando assim que ondas eletromagnéticas atrapalhem. Enquanto dormimos, o nosso organismo produz hormônios e substâncias vitais. Além disso, o bom funcionamento das funções psicológicas e fisiológicas do nosso corpo também estão ligadas diretamente ao sono. Por isso, o nosso equilíbrio físico e mental depende, diretamente, desse momento de descanso. Durante o sono, os músculos crescem e se fortalecem, pois o hormônio que possibilita tal evolução se manifesta enquanto o corpo está descansando, dormir mantém a oxigenação do sangue em níveis normais, auxiliando no desempenho cardiovascular. Isso ajuda a regular a temperatura corporal e também a evitar a sensação de cansaço, o resultado de seis a nove horas de sono é uma maior recuperação muscular, beneficiando o desempenho e a rapidez do atleta.
...