O lado doce e o lado prático das histórias, lendo e contando
Seminário: O lado doce e o lado prático das histórias, lendo e contando. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafael2912 • 21/11/2013 • Seminário • 349 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
O lado doce e o lado útil das histórias, leitura e contar histórias
Pode-se afirmar que o lado doce é o lado que diverte, é a fantasia, a magia, representada pelo sonho e imaginário, o bem prevalecendo contra o mal, ser feliz para sempre, viver de certa forma que se ouve ou se lê sempre de forma gostosa e descontraída, trazendo o divertimento e a aventura de forma prazerosa, estimulando a imaginação do leitor. Um dos principais objetivos é o da recreação.
E o aspecto útil é aquele que ajudam as crianças a enfrentar mesmo que inconsciente os problemas do cotidiano até que alcance o equilíbrio da fase adulta, ajudando a encontrar o significado da vida, mesmo com todas as dificuldades, superando os obstáculos com coragem e otimismo, transmitindo valores e padrões de comportamento, através das emoções. Trazendo um crescimento intelectual e humanístico capaz de estruturá-lo como pessoa num amplo sentido. As histórias recreiam, distraem, descarregam as tensões, aliviam sobrecargas emocionais e auxiliam, muitas vezes, a resolver conflitos emocionais próprios. Pode-se afirmar que a literatura possui uma especificidade de divertir e ensinar ao mesmo tempo. As diferenças que mostram os personagens bons e maus, feios e bonitos, poderosos e fracos, facilitam à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social. Através deles a criança incorporará valores que desde sempre regem a vida humana.
A leitura é de suma importância, pois é através dela que temos o conhecimento de mundo, e podemos ter conhecimento das mais belas histórias.
Mas o contar histórias vem desde os primórdios, e a criança tem contato com as histórias através da contação de histórias, É através do ouvir, desde pequeno para dormir onde ela fantasia e imagina e passa a viver o que ouve mentalmente, e ela é capaz de provocar emoções, dar prazer e divertir, modificar a consciência de mundo, influenciando dessa forma, a sua relação tanto com seu ser interior quanto com elementos do exterior no convívio com outras pessoas, esses momentos trazem uma interação no cotidiano, na vida.
Referências: Texto 8 aula l e ll dos materiais para o aluno.
...