O que você quer dizer com a Organização?
Tese: O que você quer dizer com a Organização?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deniseeee • 25/11/2014 • Tese • 936 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
O que você entende por Organização?
Entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos humanos e de outros recursos materiais, financeiros e tecnológicos disponíveis na empresa.
A estrutura de uma organização pode ser formal ou informal. Uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Organização informal são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, resultado do próprio funcionamento e evolução da empresa.
Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização, tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros.
Quais as diferenças entre as organizações tradicionais e as novas organizações?
Desde a sua primeira definição, na metade do século XVII, a maioria das organizações fundamenta sua estrutura e administração nos pressupostos herdados da física newtoniana, analisando ou entendendo as coisas em partes separadas. Assim, a maioria das empresas conhecidas sofre com o grave problema da compartimentação ou construção de “silos”, que otimizam o todo e impedem o contato interdepartamental e interfuncional, tornando-as ineficazes, quando é necessário maior dinâmica na coordenação entre as partes separadas, maior rapidez de informação e realimentação por parte de suas estruturas.
Assim, essa organização tradicional, que era vista como sólida e permanente, é substituída por relações de alianças, parcerias, participações e acordos, estabelecidos de acordo com a necessidade, e funcionam, de forma temporária, baseadas em objetivos, políticas e estratégias comuns, trabalho em equipe e na capacidade de persuasão de atores e stakeholders. Para essa organização atual, o mercado pode ser local ou regional, porém a concorrência é global.
São necessários clareza e equilíbrio dos dirigentes e tomadores de decisão quanto à escolha das técnicas e ferramentas destinadas a reestruturar as organizações. Para o autor, dentre as abordagens de mudança que lidam com estrutura e processos, destacam-se a Administração da Qualidade Total, a Reengenharia de Processos e a Aprendizagem. Essas abordagens distinguem-se pela maneira e profundidade com que mapeiam, discutem e analisam os processos organizacionais, o que termina ocasionando mudanças mais ou menos radicais.
Assim, a abordagem da Administração da Qualidade Total dedica uma atenção cuidadosa no entendimento prévio das características dos atuais processos e sugere intervenções incrementais para realizar a melhoria contínua deles. Já a Reengenharia de Processos ignora as características dos processos atuais e privilegia o entendimento dos objetivos fundamentais dos processos para possibilitar o desenho de outros novos e revolucionários.
A Aprendizagem Organizacional examina, cuidadosamente, os processos atuais e suas estruturas básicas, a fim de possibilitar a adaptação deles de modo a apoiar estruturas aperfeiçoadas.
Para Martin (1996), a sobrevivência de uma Organização é afetada pela sua capacidade de aprendizagem, a qual se apresenta como o único modo de colocar a Organização à frente das concorrentes.
Desta maneira, aprender mais rápido e melhor do que seus concorrentes é fundamental, apesar de a informação e de o conhecimento poderem “vazar” ou serem copiados por outras organizações. A sistematização do processo que gera o conhecimento no trabalho diário é que se transforma em principal vantagem competitiva dessa nova era. Assim, “a empresa do futuro será projetada para aprender, constantemente,
...