O Édipo Rei Monográfia
Por: Beatriz Ribeiro • 21/5/2019 • Monografia • 570 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
Édipo rei |
Monográfia |
CENTRO EDUCACIONAL DE PERÍODO INTEGRAL LYCEU DE GOIÂNIA
ENSINO MÉDIO
Beatriz Ribeiro Brito
Kaique Rodrigues
Letícia Ferreira Silva
SEMINÁRIO: Édipo rei
GOIÂNIA
2019
À professora Mônica Andreza
pela paciência nа orientação е incentivo quе tornaram
possível а conclusão desta monografia.
Agradeço aos meus colegas de grupo, pelo incentivo
que me deram durante todo o trabalho, tanto neste
seminário quanto no nosso cotidiano.
SINÓPSE
O personagem principal, Édipo, é condenado à execução ainda quando era um bebê. Seu pai, o rei Laio, havia escutado de um oráculo de Delfos que seu herdeiro algum dia o assassinaria e casaria com a própria mãe, a rainha Jocasta. Desnorteado com a revelação, o rei decidiu que a melhor solução seria matar o garoto antes que a profecia se cumprisse.
Diante da decisão, um pastor é chamado por Laio para levar Édipo, que teria os pés atados (por isso o nome Édipo) e seria abandonado pendurado em uma árvore no monte Citerão até ser devorado por lobos. Com remorso, o homem não cumpre as ordens e leva o bebê para sua casa. Por ser muito necessitado, a família do camponês não arranja condições de continuar com Édipo e acaba o entregando para outa família.
O menino por fim vai parar nas mãos de Políbio, o rei de Corinto, que passa a cria-lo como próprio filho. O rapaz cresce e escuta de um oráculo a profecia subversiva e com medo de que realmente aconteça, foge de Corinto.
Perplexo com a descoberta, Édipo sai transtornado. Em uma encruzilhada encontra com Laio, o pai biológico, Laio ordena que Édipo saia da frente da condução, e Édipo diz que somente obedeceria aos seus pais ou aos deuses, um dos servos de Laio o provoca, e tomado de raiva, Édipo mata a todos sem saber quem eram. E desta maneira a primeira parte da profecia se cumpre: o filho assassina o próprio pai.
Chegando em Tebas, sua cidade de origem, Édipo esbarra com uma esfinge que o faria uma proposta, um desafio até então nunca descoberto: "Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?"
Édipo é o primeiro a descobrir o enigma, a resposta para a questão da esfinge era o ser humano, que engatinha com quatro pés quando é bebê, anda sobre dois quando é adulto e alcança três pernas quando envelhece - as duas que já carrega e mais a bengala.
Por ter vencido a esfinge, Édipo é considerado um herói e é declarado o novo rei de Tebas, casando-se com a própria mãe e concretizando a segunda parte da profecia. Juntos, Édipo e Jocasta chegam a ter quatro filhos, duas filhas e dois filhos.
...