ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA
Ensaios: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RUBIANEE • 11/9/2014 • 7.878 Palavras (32 Páginas) • 336 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO SUPERIOR
TRABALHO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: Ma. MARIA CLOTILDE PIRES BASTOS
Aline Suelen Monteiro Arruda RA366664 E-mail suelen-arruda@hotmail.com
Ailton Soares Pinheiro RA387880E-mail ailtonsoares31@gmail.com
RosanaPereira de Souza RA 366816E-mailrosana07pereira@hotmail.com
Raquel de Oliveira Camaras RA357397 E-mail raquel3366@hotmail.com
Rúbia Jalva Costa Nascimento RA 367957 E-mailrubiasilva.41@gmail.com
MANAUS-AM
2014
SUMÁRIO
Introdução----------------------------------------------------------------------------------------------------------03
Atribuições do MEC-----------------------------------------------------------------------------------------------04
Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental ----------------------05
Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de 9 anos ----------------------------------------06
Atribuições do Órgão----------------------------------------------------------------------------------------------09
Órgão da União do MEC------------------------------------------------------------------------------------------12
Mapa Conceitual---------------------------------------------------------------------------------------------------14
Considerações Finais-----------------------------------------------------------------------------------------------15
Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------------------------------17
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado para que possamos entender a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. Foi confeccionado um mapa conceitual para que fossem observadas as atribuições do MEC no Brasil. Mais especificamente mostrar o sistema organizacional do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no ensino fundamental de nove anos. Acredita-se que a mudança na estrutura do Ensino Fundamental não deve se restringir ao que fazer exclusivamente nos primeiros anos, pois este é o momento para repensar todo o Ensino Fundamental. É no momento da implantação que os sistemas, terão a oportunidade de rever currículos, conteúdos, práticas pedagógica para todo o Ensino Fundamental. Estando a criança no ensino obrigatório ela precisa ser atendida em todos os objetivos legais e pedagógicos estabelecidos para essa etapa de ensino.
Portanto, procura-se, neste trabalho, retratar uma realidade local sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos, bem como para as necessidades de que aspectos estruturantes da escola precisam ser analisados e reelaborados conforme a legislação vigente.
03
AS ATRIBUIÇOES DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
O MEC (Ministério da Educação) foi criado no ano de 1930. Recebeu o nome de Ministério da Educação e saúde Pública, onde eramdesenvolvidas atividades pertinentes a vários ministérios da educação, esporte e ao lazer.
Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC. O sistema educacional brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios.
Uma nova reforma na educação brasileira foi implantada em 1996. Trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola). A formação adequada dos profissionais da educação básica também foi priorizada com um capítulo específico para tratar do assunto.
A Secretaria de Educação Básica zela pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. São dois os principais documentos norteadores da educação básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.
04
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIAL E DO ENSINO FUNDAMENTAL
A Educação Brasileira vive de mudanças, quando na verdade deveria haver era uma educação de qualidade para todos os cidadãos brasileiros.
A Educação faz cidadão, e deveria ser melhorada para que o povo brasileiro pudesse dar mais valorização. Pois o cidadão brasileiro precisa resgatar a qualidade de ensino, valorizando o treinamento dos profissionais da educação, pois o educador necessita de uma boa qualificação, para que as práticas educativas sejam de qualidades no processo ensino aprendizagem.
A formação continuada, o incentivo a pesquisa, contribuirá satisfatoriamente para o resgate da boa qualidade do ensino aprendizagem de forma geral.
Os baixos índices de desempenho escolar, a evasão e a reprovação, e a fragmentação do ensino, ficarão para trás no momento em que o Ensino e a Aprendizagem forem entendidos como um processo produtivo e o educador deixar de ser um educador aleiram para ser um agente de construção de conhecimento, ou seja, um mediador que
...