Observação e Progeto
Por: MaryMyra • 21/11/2015 • Projeto de pesquisa • 833 Palavras (4 Páginas) • 95 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 3 ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 3 ATIVIDADE 2
PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
MARIANE OOLIVEIRA MYRA
RA 1536188
SALTO
20
Projeto Pedagógico de integração entre uma escola e um ambiente não escolar
“Projeto apresentado a Universidade Paulista – UNIP, do curso de Letras, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Pratica de ensino: Observação e Projeto ministrada pela Profa. Raquel Bokums.”
SALTO
2014
Sumario
Introdução.........................................................................04
Objetivo............................................................................05
Ambientes escolares encontrados.....................................06
Ambientes não escolares encontrados..............................06
A Relação entre Escola e Museu....................................07
Disciplinas envolvidas......................................................07
Resultados esperados........................................................07
Considerações finais.........................................................08
Referências bibliográficas................................................09
Introdução
Este trabalho visa identificar aspectos positivos e negativos de um ambiente não
escolar e escolar , para contribuição da aprendizagem dos alunos, a partir de uma abordagem dinâmica, inserindo o conteúdo adquirido pelo ambiente não escolar para somar nas diversas disciplinas dos estudantes, que repercutirá um olhar inovador.
Pretende-se, portanto, com esta pesquisa, analisar e sugerir possibilidades de
realização de uma nova prática pedagógica, ou seja, a partir de visitas escolares aos museus, que venham auxiliar na construção de novos conhecimentos, que deverá embasar todo o processo documental, entendido como suporte básico para a realização da comunicação no museu.
Objetivo
O projeto tem como objetivo contribuir de forma significativa para a aprendizagem de alunos e fazer com que seja prazeroso aprofundar os olhares em meio as várias disciplinas inseridas em seus cotidianos juntamente com um ambiente não escolar. Pretende-se através da visita ao Museu, trabalhar o simbolismo, o imaginário e narrativas de histórias. Instigar pesquisas artísticas, culturais e de história local. E também, provocar um debate e desenvolver o senso crítico no aluno.
A Escola Estadual Geraldo Enéas de Campos, localizada em Indaiatuba-SP, na Rua Voluntário João dos Santos, nº555, Bairro Jd. Pau Preto.
Ambientes educativos escolares encontrados:
A Escola Estadual Geraldo Enéas de Campos oferece somente o Ensino Fundamental, em seus ambientes educativos como: sala de informática, biblioteca, quadra esportiva, e podemos destacar o maior compartilhamento de conhecimento nas seis salas de aula, que é onde todas as disciplinas são aplicadas. Através da matéria de Português, por exemplo, o aluno pode aprender literatura e buscar maior aperfeiçoamento na biblioteca, entre outros ambientes ali presentes. Portanto o maior foco da educação nessa escola acontece nas classes.
Ambientes educativos não-escolares encontrados:
O Museu Casarão Pau Preto de Indaiatuba, situado na Rua Pedro Gonçalves, 477, construído em 1810 e 1820, em pleno ciclo da cana de açúcar na Capitania de São Paulo, tendo, portanto, cerca de 170 anos. Era residência do Pároco, que ali mantinha seus animais, necessários para sua condução e também mantinha escravos. Em 1859 foi a solene elevação do Município de Indaiatuba. Dentro do Casarão, se tem acesso a essas informações e outras, é importante que a população saiba que o Casarão não é apenas uma “velharia” mas um testemunho concreto da história e da arquitetura da cidade. Ambiente onde se revive momentos históricos e se tem uma visão mais ampla da história de diversos meios, pessoa e objetos.
...