Organizaçao E Metodologia Do Ensino Fundamental
Pesquisas Acadêmicas: Organizaçao E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilaedu • 4/4/2014 • 306 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Friedrich Froebel, filho de pastor protestante foi um dos primeiros educadores a defender que o Jardim de Infância era de suma importância para o desenvolvimento infantil.
Defendia um ensino sem obrigações, pois achava que a criança aprendia melhor se fosse uma educação espontânea.
Acreditava também que através dos jogos e das brincadeiras as crianças aprendiam melhor. Utilizava brincadeiras acompanhadas de danças, músicas, versos, de preferência ao ar livre para ficar mais perto da natureza e de sua essência.
Segundo Arce, em 1837 Froebel fundou o Instituto de Educação Intuitiva para a Auto-Educação. Neste local a criança poderia “descobrir sua essência divina e suas potencialidades.” Para Froebel, o jogo juntamente com os brinquedos, desenvolve na criança o autoconhecimento, pois é através dele que a criança expressa sua visão de mundo.Froebel percebeu também, por meio desses jogos e brincadeiras, a grande força que os símbolos possuem para a criança. Assim Froebel elegia a brincadeira e os brinquedos como mediadores tanto no processo de apreensão do mundo pela criança, por meio da interiorização, como também no processo de conhecimento de si mesma, por meio da exteriorização. Ele dava grande importância aos trabalhos manuais, pois eles favoreceriam a expressão do pensamento, desenvolvendo o raciocínio, a inteligência, transformando a criança em um ser paciente, preciso e confiante.
Podemos então afirmar, que a criança através dos brinquedos (sejam manuais ou não), da música, das brincadeiras livres ou direcionadas e dos jogos educativos, se expressa espontaneamente, com mais liberdade, usando a imaginação e criatividade.
Cabe ao professor, escolher os métodos e abordagens para despertar o interesse na criança e para que assim ela realmente se desenvolva.
Como se sabe, de enorme importância e muito expressivas foram as contribuições de Froebel para a educação, porém sua mais brilhante ideia, que também contribuiu imensamente foi a de que o ser humano é dinâmico e produtivo e não somente um ser receptivo.
...