Os Dez Mandamentos Para Análise De Textos - Evanildo Bechara
Pesquisas Acadêmicas: Os Dez Mandamentos Para Análise De Textos - Evanildo Bechara. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jrch • 7/6/2014 • 1.830 Palavras (8 Páginas) • 1.458 Visualizações
• Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contacto com o assunto; a segunda para observar como o texto está articulado, desenvolvido.
Observar que um parágrafo em relação ao outro pode indicar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição.
Sublinhar, em cada parágrafo, a idéia mais importante (tópico frasal).
Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender direito a intenção do que foi pedido.
Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto, etc., para não se confundir no momento de responder à questão.
Escrever, ao lado de cada parágrafo ou de cada estrofe, a idéia mais importante contida neles.
Não levar em consideração o que o autor quis dizer, mas sim o que ele disse; escreveu.
Se o enunciado mencionar tema ou idéia principal, deve-se examinar com atenção a introdução e/ou a conclusão.
Se o enunciado mencionar argumentação, deve preocupar-se com o desenvolvimento.
Tomar cuidado com vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc.).
Compreensão (ou Intelecção) e Interpretação de Texto
Compreensão ou Intelecção de textos – consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado normalmente assim se apresenta:
As considerações do autor se voltam...
Segundo o texto está correta...
De acordo com o texto, é incorreto...
Tendo em vista o texto, é incorreto...
O autor sugere ainda que...
De acordo com o texto é certo...
O autor afirma...
Interpretação de texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. O enunciado normalmente é encontrado da seguinte maneira:
O texto possibilita o entendimento de que...
Com apoio no texto, infere-se que...
O texto encaminha o leitor para...
Pretende o texto mostrar que o leitor...
O texto possibilita deduzir-se que...
Três Erros Capitais Na Análise De Textos
Extrapolação – é o fato de se fugir do texto. Ocorre quando se interpreta o que não está escrito. Muitas vezes são fatos reais, mas que não estão expressos no texto. Deve-se ater somente ao que está relatado.
Redução – é o fato de se valorizar uma parte do contexto, deixando de lado a sua totalidade. Deixa-se de considerar o texto como um todo para se ater apenas à parte dele.
Contradição – é o fato de se entender justamente o contrário do que está escrito. É bom que se tome cuidado com algumas palavras, como: pode, deve, não, verbo ser, etc.
Lingüística Textual
Para não ser ludibriado pela articulação do contexto, é necessário que se esteja atento à coesão e à coerência textuais.
Coesão textual é o que permite a ligação entre as diversas partes de um texto. Pode-se dividir em três segmentos: coesão referencial, coesão seqüencial e coesão recorrencial.
Coesão referencial – é a que se refere a outro elemento do mundo textual.
Exemplos:
O presidente George W. Bush ficou indignado com o atentado no World Trade Center. Ele afirmou que castigará os culpados. (retomada de uma palavra gramatical referente "Ele" = "Presidente George W. Bush")
De você só quero isto: a sua amizade. (antecipação de uma palavra gramatical "isto" = "a sua amizade")
O homem acordou feliz naquele dia. O felizardo ganhou um bom dinheiro na loteria. (retomada por palavra lexical "o felizardo" = "o homem")
Coesão seqüencial – é feita por conectores ou operadores discursivos, isto é, palavras ou expressões responsáveis pela criação de relações semânticas (causa, condição, finalidade, etc.). São exemplos de conectores: mas, dessa forma, portanto, então, etc.
Exemplos:
Ele é rico, mas não paga as suas dívidas.
Observe-se que o vocábulo "mas" não faz referência a outro vocábulo; apenas conecta (liga) uma idéia a outra, transmitindo a idéia de compensação.
Coesão recorrencial – é realizada pela repetição de vocábulos ou de estruturas frasais semelhantes.
Exemplos:
Os carros corriam, corriam, corriam.
O aluno finge que lê, finge que ouve, finge que estuda.
Coerência textual é a relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está ligada ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê.
Um fato normal é coesão textual levar à coerência; porém pode haver texto com a presença de elementos coesivos, e não apresentar coerência.
Veja o texto abaixo:
O presidente George W. Bush está descontente com o grupo Talibã. Estes eram estudantes da escola fundamentalista. Eles, hoje, governam o Afeganistão. Os afegãos apóiam o líder Osama Bin Laden. Este foi aliado dos Estados Unidos quando da invasão da União Soviética ao Afeganistão.
Comentário:
Ninguém pode dizer que falta coesão a este parágrafo. Mas de que se trata mesmo? Do descontentamento do Presidente dos Estados Unidos? Do grupo Talibã? Do povo Afegão? Do Osama Bin Laden? Embora o parágrafo tenha coesão, não apresenta coerência, entendimento.
...