Os Dez Mandamentos da Ética "de Gabriel Chalita"
Tese: Os Dez Mandamentos da Ética "de Gabriel Chalita". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: byll.dias • 23/10/2014 • Tese • 811 Palavras (4 Páginas) • 1.349 Visualizações
Os dez mandamentos da ética" de Gabriel Chalita
Fazer o bem;
Agir com moderação;
Saber escolher;
Praticar as virtudes;
Viver a justiça;
Valer-se da razão;
Valer-se do coração;
Ser amigo;
Cultivar o amor;
Ser feliz.
Nesta obra Chalita nos mostra a importância de praticar o bem e a ética (mesmo quando ninguém esta olhando). Agir de forma humanizada, dando maior ênfase ao amor ao próximo que os bens materiais.
O autor entre outras fontes baseou-se na vida e obra de Aristóteles, importante filósofo grego, escreveu entre outras obras Ética a Nicômaco, admirado por seu caráter e inteligência, seu principal objetivo era o bem supremo.
Gabriel Chalita além de escritor é doutor em Direito e em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição, além de ser bacharel em Filosofia. É professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e professor nos programas de graduação e pós-graduação da PUC-SP, além de ensinar em outras faculdades. Membro da União Brasileira de Escritores, é autor de diversas obras nas áreas de Direito, Filosofia, Política, Pedagogia e Biografia, como por exemplo Educação, a solução está no afeto, Trilogia da vida e Vivendo a filosofia. Foi secretário do Estado da Educação de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação. Atualmente Deputado Federal (PMDB) e candidato à Prefeitura de São
Os Dez mandamentos da ética, são normas para a conduta humana , um indicador para vivermos melhor em sociedade.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom o bom funcionamento social esse livro
Nos faz refletir sobre a importância do afeto e de bons exemplos para uma vida digna e feliz.
Dividido em dez capítulos cada capitulo enfatiza um determinado assunto e nos convida a refletir sobre a nossa conduta para com as outras pessoas.
O primeiro mandamento é fazer o bem, muitas vezes temos a oportunidade de ajudar alguém, mas pensamos o que temos a ver com isto?
As vezes as pessoas não necessitam de algo material, mas um abraço, uma palavra amiga, um sorriso às vezes faz toda a diferença na vida de uma pessoa.
O segundo mandamento agir com moderação, neste capitulo o autor exalta a
excelência intelectual se refere as potencialidades mais elevadas do espírito
humano, em todos os campos que envolvem a razão,ciência técnica ou sabedoria
filosófica, agir com sabedoria e moderação nos traz o equilíbrio que o nosso espírito
precisa para estarmos bem.
O terceiro mandamento é saber escolher. .É através de nossas escolhas que podemos mudar totalmente o rumo de nossas
vidas e das pessoas que nos rodeiam.
Se a nossa intenção é ter saúde e manter uma silhueta mais magra, não podemos exagerar na comida e bebida, assim por diante se escolhermos uma
...