Parlamentarismo E Presidencialismo
Trabalho Universitário: Parlamentarismo E Presidencialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathlima010203 • 3/6/2014 • 271 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Sem dúvida o parlamentarismo seria minha escolha...
Acontece que no Brasil a coisa não anda, quanto mais políticos mais corrupção, mais perigo para a nação.
Para que é necessário 513 Deputados, 81 Senadores e 1 Presidente, se o Brasil não vai para a frente, é imensurável o diagnostico do Executivo, Legislativo e Judiciário em face dos problemas presentes e não resolvidos.
Impossível fechar os olhos para os erros que andam cometendo o Congresso Nacional.
Seria maravilhoso um sistema de governo Presidencialista, no qual uma pessoa concentraria o poder em suas mãos e transformaria nossa realidade, Porém essa pessoa deveria ser um Estadista no qual lideraria a política sem limitações e com sabedoria.
No caso do parlamentarismo, quem manda é o Primeiro Ministro; Nesse caso escolhido pelo parlamento que por sua fez é formado pela coalizão ou maioria partidária, que é escolhida pelo povo escolhendo um partido e não uma pessoa.
No caso do primeiro Ministro não fizer o que lhe é proposto, ele é retirado do cargo pelo Parlamento e é posto outro em seu lugar, sem data pré estabelecida (como no Presidencialismo que é de 4 anos- e um caos para que ocorra um Impeachment) até que seja encontrado o tão sonhado Estadista.
Há diversas vantagens nessa escolha, a primeira e creio que uma das mais importantes é a aprovação quase imediata de leis, a maior comunicação com o Executivo e desta maneira uma maior fiscalização.
Paises de primeiro mundo como Inglaterra, França, Italia, Portugal e tantas outras, possuem uma sistema parlamentarista e a cada dias crescem mais, o problema do Brasil é que as pessoas querem mudanças mas não querem ser a mudança.
...